Na noite de 11 de Janeiro de 2012 fui convidado pelo professor Domingos, Diretor da Escola Profissionalizante de Icó, para cobrir uma carência na carga horária com as disciplinas de Sociologia e Filosofia do primeiro ano do Ensino Médio nos cursos de Técnico em Agrimensura, Técnico em Agronegócio, Técnico em Aquicultura e Técnico Apicultura, na referida escola, o convite foi uma surpresa, muito embora desde o início da construção dessa escola já almejava trabalhar nessa instituição de ensino.
No
entanto não pude dar a resposta imediatamente tendo em vista que já tinha
assumido uma carga horária para o ano letivo de 2012 no Centro de Referencia
Padre Jose Alves de Macedo (CERE) para continuar como professor e como diretor
no programa diretor de turma por mais um ano. No entanto por se tratar de contrato
temporário, minha carga horária no CERE somente atingia 140 horas-aulas, já a proposta
da escola profissionalizante a carga horária atingia 200 horas.
A
decisão somente foi tomada no dia 13 de Janeiro onde oficializei o meu pedido
de transferência ao Diretor do CERE Cícero Ferreira que imediatamente aceitou
minha decisão, fatores como; Início de ano letivo, inovação,
profissionalização, melhores instalações físicas, disciplinas afins e mais
dinheiro no bolso levaram a tomar essa decisão.
Aprendi
a ser professor do Ensino Médio no Centro de Referencia Padre Jose Alves de
Macedo, lá, adquiri experiência necessária para desenvolver bem minhas
atividades decentes, entrei na referida instituição através de seleção pública
realizada pela 17ª CREDE, em Janeiro de 2011, em Abril de 2011 fui convidado
para assumir o cargo de professor com um contrato de 100 horas aulas, assumir
também dentro dessa carga horária ao projeto professor diretor de turma com uma
turma do segundo ano, buscado aproximar a família da escola, melhorar os
índices de aprendizagens e reduzir a evasão e reprovação escolar, papel esse
que desenvolvi com competência e responsabilidade conforme definiu o núcleo
gestor na avaliação de desempenho dos professores realizado no final do ano de
2011 obtendo nota satisfatória, passando a ter bastante possibilidade de
renovação contratual, alem desse programa passei a ser professor titular de
Geografia no primeiro e segundo ano, história no segundo ano e Filosofia no 3º
ano, a inovação, o dinamismo e a reflexão se tornou centro da minha didática na
busca pela construção do conhecimento que proporcione ao aluno a edificação dos
diferentes tipos de saberes, como já defende a LDB: aprender a ser, a fazer e a
conviver com os outros.
Com
um núcleo gestor forte e competente, uma direção escolar atuante e um corpo de professores
e funcionários que desenvolve suas competências e habilidades, o CERE tem todas
as possibilidades de continuar sendo uma escola de referencia na região centro
sul do Estado do Ceará. A todos meu abraço fraterno, muito obrigado pelo apoio
e acolhimento, que o professor ou professora que substituirá minhas funções consiga
desempenhar um papel docente mais atuante do que o meu, na busca pela melhoria da
aprendizagem de nossos alunos e crescimento pessoal e intelectual dos mesmos.
A
escola profissionalizante surge como uma oportunidade de mergulhar no novo, é
um novo modelo de educação que o Governo do Estado do Ceará implantou em sua
gestão, temos plena consciência que esse modelo é baseado na excelência e na
referencia de ensino público na busca pela otimização da educação. A construção
de educandos profissionalizantes que possam contribuir com ideias e projetos
Inovadores buscando o desenvolvimento social e econômicos da nossa região, será
uma constante. Portanto, estamos convictos que a implantação dessa escola no
município icoense, nos coloca mais uns passos rumo ao progresso e ao
desenvolvimento.
Icó
– CE, 15 de janeiro de 2012.
Luziano Batista Pereira
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