Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


domingo, 27 de março de 2011

O contexto educacional em Forquilha dos Batista pós construção do grupo escolar


A quarta etapa da Educação dessa localidade se dá com a criação das CEBs (Comunidade Eclesial de Base) com o apoio da Igreja Católica e EMATERCE (empresa de assistência técnica e extensão rural do Ceará). Conforme esclarece Aurenir Maria Bezerra, ex-coordenadora Escolar da Escola Juvêncio Batista da Silva, ¨é projetado um modelo de comunidade onde se busca aperfeiçoar as técnicas de produção agrícolas e agropecuárias juntamente com a organização social e religiosa¨. No ano de 1978 iniciaram-se dois programas de comunidade participativa: um ligado à saúde e outro ligado a Educação de Jovens e Adultos, ambos coordenador por Aurenir, Antonio Batista da Silva (Antonio de Juvêncio) e equipe de pessoas. Esse grupo semanalmente se reunia para discutir à problemática da comunidade e propor melhoria para que fossem apresentadas as autoridades competentes. Em uma dessas reuniões que aconteceu na casa de Francisco Gabriel de Oliveira, foi solicitada pelo grupo de professores e apoiado pela comunidade, a construção do grupo escolar, já que essa reivindicação era relevante tendo em vista a necessidade da comunidade. Após chegarem a um consenso sobre o local da construção e preenchido um formulário de solicitação, Aurenir Maria Bezerra juntamente com Antonio Batista da Silva entregou essa reivindicação em uma reunião no ano 1979 no Departamento Municipal de Educação na presença do prefeito municipal, câmara de vereadores e EMATERCE. Nessa reunião a solicitação da comunidade foi atendida e encaminhada para ser despachada pelo órgão competente.
A construção inicia-se em Junho de 1980, com duas salas espaçosas uma área, cantina, depósito e banheiros, é inaugurada pelo prefeito Quilon Peixoto Farias e equipe administrativa em Outubro do mesmo ano. No ato da inauguração é escolhido o nome de Juvêncio Batista da Silva em homenagem ao pai de Antonio Batista da Silva, ferrenho lutador ao lado da comunidade por essa tão importante construção. Os trabalhos no grupo escolar iniciam-se no mesmo mês da inauguração. Com mais espaço e conforto começa um novo período na educação da Forquilha dos Batista, as professoras que até então lecionava nas suas residências vieram para essa unidade de ensino e todas as escolas que antes tinham denominação diferente passaram a chamar de Escola de Primeiro Grau Juvêncio Batista da Silva, autorizada a lecionar o ensino de 1ª a 4ª série, com um público de aproximadamente 70 alunos[1]. No mesmo ano surgem mais duas professoras; Aurenir Maria Bezerra e Maria Livanete Pereira que juntamente com as outras professoras citadas na postagem anterior, iniciam um trabalho dedicado a construção da aprendizagem com um propósito de reformular os métodos de ensino onde a função social da educação fosse assumida de fato pela escola e dessa forma formasse os mesmos para a vida, cidadania, mercado de trabalho e para a conivência em sociedade. É importante ressaltar que a partir desse contexto é contratada a primeira merendeira, Francisca Ferreira da Silva, a primeira auxiliar de serviço, Maria Batista da Silva, e o primeiro vigia Joaquim Batista Filho.
Dessa forma a Escola de Ensino Fundamental Juvêncio Batista da Silva procurou melhorar seu nível de ensino, seu diferencial foi no engajamento de seus membros, cada um tendo o sentimento de pertença, isso levou o bom nome da escola as esferas municipais, estaduais e federais, sendo hoje reconhecida pelo trabalho e dedicação em favor da aprendizagem dos seus educando.

Luziano Batista Pereira
Educador Icoense
.


[1] Conforme certificado de cadastro expedido pela Secretaria de Educação do Governo do Estado em 02/01/1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog