Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Patrimônio histórico em Forquilha dos Batista

Vista da barragem histórica do Açude Velho - Período invernoso
Patrimônio histórico é a herança material ou imaterial deixada por um povo que reflete a cultura de uma época, nele encontramos a história e memória de um povo, ele deve ser preservado para que as gerações presentes e futuras possam compreender o passado e valorizar a função do passado e dessa forma planejar o presente com uma visão de futuro. Nesse contexto, encontramos em Forquilha dos Batista um patrimônio material composto por uma barragem construída de pedra sendo uma edificação histórica, pela investigação histórica podemos perceber que essa benfeitoria foi realizada em um período anterior a chegada de João Batista[1] podendo a mesma ter influencia de trabalho escravo, indígena ou de colonizadores europeus: franceses, holandeses ou portugueses – já que nessa época (1600 - 1620) os portugueses não tinham conseguido realizar oficialmente a colonização do Ceará, conforme cita Airton de Farias no seu livro colonização do Ceara – dos índios a geração cambeba.
Essas terras pertenciam ao proprietário Jose Borges que colonizou  Forquilha dos Batista mas não povoou. A justificativa para essa construção é compreendida tendo em vistas as condições climáticas da região, possuindo clima semi-árido com apenas duas estações bem definidas - inverno e verão e sendo constante os longos períodos de estiagens, aproveitar as águas do riacho do capim pubo com a construção de uma barragem seria uma atitude inteligente, tendo em vista que essa benfeitoria poderia reter água da chuva para ser utilizada principalmente no consumo animal. Em entrevista com moradores da localidade – especialmente os descendentes dos dez herdeiros, informaram que seus antepassados comentavam que teriam sido os flamengos os construtores dessa obra, segundo a genealogia local não foi encontrada nenhuma família com nome ou sobrenome semelhante, o que podemos deduzir (mas não comprovar) que eram estrangeiros (não portugueses) que ocuparam essas terras e fizeram a benfeitoria antes da colonização do Ceara.
Essa construção possui uma exuberância enorme, alem de sua construção em pedra possuem uma linda cachoeira que encanta os olhares dos visitantes principalmente no período das chuvas em função da sua queda d água.  A falta de estrutura e de divulgação tem colaborado para que esse tesouro histórico permaneça escondido dos estudiosos e da visitação turística, ainda falta também um sentimento de pertença e de preservação por parte da comunidade local. No entanto é uma proposta desse blog e da escola municipal Juvêncio Batista da Silva enviar relatório ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPAHN comunicando a existência do referido patrimônio solicitando um estudo mais aprofundado sobre sua datação e origem, solicitando também o seu tombamento objetivando programar uma política de preservação, acesso e divulgação de sua existência para visitação turística.
O patrimônio imaterial dessa localidade é constituído pelos costumes, crenças, tradições e oralidade, juntada a sabedoria popular forma a identidade dos moradores de Forquilha dos Batista.


[1] Calculo feito com base na somatória das idades dos membros dos principais gerações até o patriarca João Batista.

Vista da barragem histórica do Açude Velho - Período da seca.

Visita dos alunos a barragem histórica
Luziano Batista Pereira
Educador Icoense

Um comentário:

  1. Luziano,
    gostaria de parabenizá-lo pelo desenvolvimento deste blog, que procura não só resgatar o passado, mas como também manter a comunidade atualizada com notícias culturais, educacionais e históricas que até então não era do conhecimento da grande maioria das pessoas. São iniciativas como estas que começam a despertar na população a necessidade de uma maior busca pelo conhecimento.
    Grande abraço,
    Frederico Dunice P. Brito - Brasília - DF.

    ResponderExcluir

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog