Professores
e especialistas na área já perceberam que educar vai muito além dos clássicos
giz e lousa da sala de aula. Utilizar jogos digitais que aliam aspectos lúdicos
a conteúdos pedagógicos pode auxiliar tanto no processo de aprendizagem das
disciplinas tradicionais, quanto no desenvolvimento integral dos alunos. Não à
toa, escolas de todo o mundo têm incluído os games no currículo dos mais
variados níveis de ensino.
Para estimular o contato com essa ferramenta educativa, o Portal
Aprendiz preparou uma lista com os finalistas nacionais nas premiações do setor
e com os principais destaques do exterior, com a ajuda do pesquisador da
Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Games For Change, rede
internacional que defende o potencial socialmente transformador dos jogos
digitais, Gilson Schwartz. Confira!
Em Português
1 – Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OjE)
Imagine uma olimpíada do conhecimento em que alunos dos ensinos
Fundamental e Médio podem acumular pontos jogando durante todo ano letivo. Uma
iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, a OjE funciona
como uma rede social com games que desafiam os jogadores em uma aventura de RPG
que estimula habilidades cognitivas e colaborativas. Há desde enigmas
inspirados no Enem e wikigames, que exploram competências interpretativas de
leitura, a jogos de realidade alternativa, que misturam atividades virtuais e
presencias. Foi considerado o melhor jogo educativo da Games Show 2012, a maior
feira de jogos da América Latina
2 – Ludo Primeiros Passos
Desenvolvido em parceria com à Fapesp, o portal Ludo Educa Jogos
reúne diversos jogos educativos com acesso gratuito. Um deles é o Ludo
Primeiros Passos, lançado no ano passado, que auxilia no processo de
alfabetização de crianças. Em uma espécie de tabuleiro virtual, o jogador
precisa conduzir o seu carro até o final, vencendo desafios que brincam com
letras, palavras e sílabas. Foi um dos finalistas na categoria Jogos Educativos
da Games Show 2012.
3 – Contra a Dengue
Outro game do site Ludo Educa Jogos que teve destaque na maior
feira de games latino-americana foi o Contra a Dengue. Para passar por casa
fase, o personagem deve eliminar o mosquito causador da doença em diversos
cenários e com diferentes desafios. Voltado a um público variado, o game
auxilia na conscientização do combate à dengue, ensinando práticas para
erradicar o inseto inimigo.
4 – Cidade Verde
Premiado no exterior, City Rain ganhou uma versão gratuita em
português destinada ao uso nas escolas. No ambiente virtual, o aluno é um
prefeito que deve construir sua cidade de forma sustentável, atendendo às
necessidades sociais e desenvolvendo a economia com preocupação ambiental. Por
meio de desafios lúdicos, são abordados temas como mobilidade, coleta de lixo,
tratamento de esgoto, desmatamento, consumo e gestão pública de gastos.
5 – Mito da Caverna
Considerado o melhor jogo educativo da edição 2011 da Games
Show, a aventura em 3D se inspira na famosa parábola do filósofo Platão, que
mostra como o ser humano pode se libertar da escuridão que o aprisiona por meio
da luz da verdade. Voltado a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental,
o conteúdo pedagógico do Mito da Caverna foi construído com base nos Parâmetros
Curriculares Nacionais. São disponibilizados um Guia do Professor, que orienta
como o jogo pode ser usado como prática educadora, e um sistema para avaliação
e acompanhamento do aluno.
Em inglês
6 – September 12th
Ao expor a futilidade da guerra contra o terrorismo, liderada
pelos Estados Unidos, o game logo se tornou um sucesso viral. “September 12th”
(12 de setembro) inspirou a criação do termo “newsgame”, que são jogos
eletrônicos baseados em notícias jornalísticas. Na realidade virtual, as bombas
não só matam, mas causam danos colaterais e, quando os civis choram, os mortos
inocentes se transformam em terroristas enquanto o jogador vai percebendo que
não é possível ganhar atirando. Ao transmitir a mensagem atemporal que
violência gera violência, o jogo já foi exibido em museus de diversos países e
tem sido utilizado por professores como ferramenta para discutir o terrorismo.
7 – Way
Em “Way” (Caminho), o indivíduo começa a aventura sozinho, mas
depois percebe que está jogando simultaneamente com outro jogador, de qualquer
parte do mundo. Durante a jornada, um dependerá do outro para continuar e
completar os desafios, estimulando o senso de colaboração entre dois estranhos.
Foi eleito em 2012 o jogo do ano pela Games for Change
8 – Elude
Uma parceria entre o Instituto de Tecnologia de Massachussets
(MIT), dos Estados Unidos, e universidades de Cingapura, o protótipo explora a
consciência dos seres humanos com o objetivo de aumentar a compreensão do que é
a depressão clínica. O jogo pretende desmentir a visão de que a doença é
simplesmente uma tristeza, mas um sentimento complexo que representa uma falha
de conexão com o mundo exterior. Por meio de uma experiência metafórica,
“Elude” (Iludir) mostra ao jogador como a ascensão e queda de humor podem ser
vivenciados em diferentes perspectivas.
9 – Closed World
Criado por institutos de pesquisa de Cingapura, a o game revela
os desafios enfrentados pela juventude LGBT, estimulando a luta por seus
direitos. Em Closed World (Mundo fechado), o personagem deve desconsiderar os
rumores de que existem demônios na floresta que supostamente poderiam destruir
a aldeia, e superar as dificuldades de uma relação proibida explorando o que
está dentro da floresta.
10– Climate Challenge
Em Climate Challenge (Desafio do Clima), o jogador assume o
papel de presidente da Europa e deve promover políticas públicas adequadas para
cumprir a meta de reduzir as emissões de carbono até 2100. Ao mesmo tempo, deve
verificar se há água, energia e alimentação suficiente para a população,
controlando seus gastos. O game foi desenvolvido pelo Painel Intergovernamental
sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pelo Centro para o Meio Ambiente da
Universidade de Oxford, ambos dos Estados Unidos, e pode ser jogado
gratuitamente no site da BBC.
Fonte: MARJORIE
RIBEIRO - PORTAL APRENDIZ - 06/02/2013 - SÃO PAULO, SP
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