A PROTESTE lança a cartilha on line “Pegadinhas de consumo” e o vídeo sobre o
mesmo assunto em homenagem ao mês que se comemora o
Dia Mundial do Consumidor e também o aniversário do Código de Defesa do
Consumidor (CDC),
um dos melhores conjuntos de leis já elaborado no País.
A
cartilha “Pegadinhas de consumo”
apresenta diversos alertas para
evitar os artifícios utilizados nas ofertas de serviços e produtos, e que podem acarretar problemas.
Em 14 páginas estão relacionados diversos cuidados para driblar tentativas de
enganação em serviços de bancos, seguradoras, cartões de crédito, bares e
restaurantes, lojas, supermercados e em consertos de ultima hora.
Um
cuidado para evitar as pegadinhas é aprender a controlar a ansiedade
na hora da compra e avaliar se o produto ou serviço é adequado às necessidades. Não
se pode deixar levar pela emoção e é importante calcular se o preço é
condizente com o que o produto ou serviço oferece.
“Temos
de aperfeiçoar ainda mais a prática do CDC. Os melhores instrumentos
para isso são a educação, o debate e alertas sobre direitos e deveres”,
avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE
A cartilha está disponível para download nesse link.
Fonte:
Site da Associação Proteste – Acessado em 28/03/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário