O
Brasil registrou, em 2010, 6.379.299 estudantes matriculados em um dos 29.507
cursos de graduação ou pós-graduação de 2.377 instituições, segundo dados do
Censo de Educação Superior divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da
Educação. O número é mais que o dobro do registrado em 2001, de pouco mais de 3
milhões. Ao todo, as matrículas cresceram 110,1% em dez anos. O crescimento foi
impulsionado pelas regiões Norte e Nordeste, com alta de 148,3% e 128,5%,
respectivamente. Em relação a 2001, o Nordeste ultrapassou a região Sul para se
consolidar na segunda região em número de estudantes de ensino superior, com
19,2% do total de matrículas. Foi no censo de 2008 que o Nordeste apresentou
maior número de matrículas que o Sul. A participação do Sul caiu de 19,8% para
16,4%. A região Norte, porém, ainda é a que menos tem alunos de graduação e
pós, com apenas 6,5% do total. Os dados se referem às matriculas em cursos
presenciais. "O Censo mostra que a distribuição regional ficou muito mais
equilibrada", destacou o ministro da Educação Fernando Haddad.
Segundo
o levantamento feito pelo MEC, um dos motivos do crescimento “é o aumento da
oferta de cursos a distância e tecnológicos”. Desde 2002, o governo federal
promove a expansão da rede de institutos federais de ensino tecnológico em todo
o Brasil. O número de escolas saltou de 140 para 366 nesse período, privilegiando as
regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, historicamente mais defasadas. Em
dezembro do ano passado, 19 das 31 novas unidades entregues estavam no Nordeste
e no Norte. A previsão de 81 novas unidades para 2012 inclui 24 no Nordeste, 17
no Centro-Oeste e 13 na região Norte. Embora tenha crescido menos que Norte,
Nordeste e Centro-Oeste, a região Sudeste continua reunindo quase metade de
todas as matrículas da educação superior brasileira. São 2.656.231 estudantes
em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ou 48,7% do total.
Em 2001, 51,7% das matrículas estavam concentradas na região.
Graduação
a distância - A educação a distância, modalidade praticamente inexistente há
dez anos já representa 14,8% do total de matrículas no ensino superior
brasileiro. Quase um milhão de brasileiros cursa a graduação em instituições
credenciadas pelo MEC. Enquanto na modalidade presencial predominam os cursos
de bacharelado (72,6%), a maior parte dos cursos a distância são de
licenciatura (45,8%) e tecnológicos (25,3%). O ministro da Educação disse que o
MEC não tem "pressa" para aumentar os números do ensino a distância.
"Estamos zelando para que a educação à distância (EaD) tenha um
crescimento sustentável", afirmou Haddad. "Não temos nenhuma pressa
em expandir a EaD para obter estatísticas suntuosas mas com baixa qualidade de
ensino. Há muito
espaço para expansão, mas estamos mais preocupados com a qualidade do que com o
crescimento quantitativo."
Educação
pública e privada - A maior parte das matrículas continua concentrada nas
instituições particulares de ensino superior. Em 2010, 74,3% do total de
estudantes brasileiros cursava uma faculdade ou universidade privada. As
particulares tiveram ainda mais ingressos que as privadas no ano passado: 78,2%
dos estudantes que começaram um curso em 2010 o fizeram em uma instituição
paga. O censo divulgado pelo MEC apontou ainda que a grande maioria das
instituições e cursos de graduação estão na rede particular. São 2.099 escolas,
faculdades ou universidades privadas contra 278 públicas, e 68,7% dos 29.507
exigem mensalidade. É nas públicas, porém, que se concentra a maior parte dos
estudantes de pós-graduação. Em comparação com os mais de 6,3 milhões de
universitários na graduação, o Brasil tem apenas 173.408 pessoas matriculadas
em um curso de especialização, mestrado ou doutorado. O número equivale a 0,09%
da população brasileira. Haddad destacou ainda o número de estudantes que se
formam nos cursos de graduação. "Saltamos de 309 mil concluintes em 2001
pra 973 mil concluintes em 2010. Praticamente nós triplicamos o numero de
formados nas nossas instituições de ensino superior.
FONTE: Portal G1, 07/11/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário