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Prender a atenção dos estudantes,
que estão cada vez mais conectados, não tem sido uma tarefa fácil para os
educadores. O problema se torna cada vez maior conforme os alunos ficam mais
velhos. Nas salas de aula do Ensino Médio, é muito comum os professores
disputarem a atenção dos estudantes com aparelhos eletrônicos, celulares ou
smartphones. Por isso, o momento é propício para tornar a tecnologia - e a sua
turma - uma aliada em sala de aula. "O uso de recursos tecnológicos que
estão presentes no dia a dia dos alunos pode ajudar a aproximá-los dos temas
tratados em sala, além de servir como estímulo para o estudo", afirma
Marly Navas Soriano, professora de Informática Educativa da EMEF Cleómenes
Campos, em São Paulo.
Para encorajá-lo a usar o Youtube
em sala, listamos oito bons motivos para incluir a rede social no seu
planejamento e na sua rotina profissional:
1- Oferecer conteúdos que sirvam
como recursos didáticos para as discussões em aula
Incentive os estudantes a
participar das aulas compartilhando com eles vídeos que serão relevantes para o
contexto escolar. Desde que bem selecionados, os conteúdos audiovisuais podem
mostrar diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto, fomentando os
debates e discussões em sala.
2- Armazenar todos os vídeos que
você precisa em um só lugar
Se você ainda não é um usuário do
Youtube, basta criar uma conta na rede (gratuitamente) para ter acesso às
listas de reprodução (playlists). Elas permitem que você organize seus
vídeos favoritos em sequência. Um usuário não precisa selecionar apenas vídeos
publicados por ele, ou seja, a playlist de um professor pode conter
vídeos publicados por outros membros do Youtube. Outra vantagem de organizar os
vídeos em listas é que quando um vídeo termina, o próximo começa sem que sejam
oferecidos outros vídeos relacionados, mas que não interessam ao seu propósito
didático naquele momento. Ao selecionar o material que será visto pelos alunos,
você pode garantir que o conteúdo hospedado em seu canal seja confiável, pois
ele passou pela sua curadoria.
Consulte dois tutoriais breves,
desenvolvidos pelos profissionais do Youtube, sobre como criar uma lista de reprodução e como organizar seus vídeos.
3- Montar um acervo virtual de
seus trabalhos em vídeo
Com uma câmera fotográfica, um
celular ou uma câmera de vídeo simples, você pode capturar e salvar projetos e
discussões feitas em sala de aula com seus alunos. Com esses registros da
prática pedagógica você terá em mãos (e na rede) um material rico, que pode
servir como base para uma análise crítica de seu trabalho e dos trabalhos
apresentados por seus alunos. Os registros ainda viram material de referência
para toda a comunidade escolar, pois qualquer vídeo armazenado no Youtube pode
ser facilmente compartilhado entre os alunos e professores da escola e fora
dela.
Aqui, um tutorial desenvolvido pelos
profissionais do Youtube sobre como compartilhar uma lista de reprodução.
4- Permitir que estudantes
explorem assuntos de interesse com maior profundidade
Ao criar listas de reprodução
específicas para os principais assuntos abordados em sala, você cumpre o papel
do mediador e oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos
a respeito dos temas trabalhados nas aulas. Ao organizar playlists com vídeos
confiáveis e relevantes, você permite que os estudantes tenham contato com os
conteúdos que interessam a eles, sem que eles percam muito tempo na busca e na
seleção de informações.
5- Ajudar estudantes com
dificuldades
Você pode criar uma lista de
reprodução com vídeos de exercícios para que os alunos resolvam no contraturno
escolar. Esse material serve como complemento para os conteúdos vistos em sala
e os estudantes podem aproveitá-lo para fazer uma revisão em casa dos assuntos
vistos na escola.
6 - Elaborar uma apresentação de
slides narrada para ser usada em sala
Você pode usar o canal de vídeo para
contar uma história aos alunos e oferecer a eles um material de apoio que possa
ser consultado posteriormente. Produza uma apresentação de slides narrada, com
imagens que ilustrem o tema abordado e passe o vídeo em sala de aula.
Aqui, um tutorial desenvolvido pelos
profissionais do Youtube sobre como editar vídeos na página de exibição de
vídeos.
7 - Incentivar os alunos a
produzir e compartilhar conteúdo
Lembre-se: seus alunos já
nasceram em meio à tecnologia. Por isso, aproveite o que eles já sabem e
proponha que usem câmeras digitais ou smartphones para filmar as experiências
feitas no laboratório de Ciências, para que desenvolvam projetos - como a gravação
de um "telejornal" nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo - ou
nas apresentações de seminários. O conteúdo produzido pelos estudantes também
pode ser disponibilizado na rede - desde que os pais sejam comunicados
previamente para autorizar a exibição de imagem dos filhos na rede. Tal ação
pode incentivar os estudantes a participar de forma mais ativa das aulas.
8 -
Permitir que os alunos deixem suas dúvidas registradas
Você pode combinar com seus
alunos para que eles exponham as dúvidas no espaço de comentários do canal,
logo abaixo dos vídeos. Assim, é possível criar ou postar novos vídeos sobre os
assuntos sobre os quais os estudantes ainda têm dúvidas.
(Fonte: Youtube para professores –
disponível em www.revistaescola.abril.com.br
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