AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA –
4º BIMESTRE
24. Podemos observar os sinais e as
evidencias das desigualdades sociais em todos os lugares, todos os
dias, basta sair às ruas para notar as diferenças entre as
condições de vida das pessoas e verificar que um pequeno número
dela desfruta de muitos privilégios.
É
possível constatar sinais
e evidências
das desigualdades sociais no cotidiano:
a) através das formas de moradia,
roupas, meios de locomoção, acesso a educação, bens culturais.
b) através das formas de moradia,
roupas, meios de comunicação, bens culturais, religião.
c) através das formas de moradia,
roupas, meios de trasporte, bens culturais, índice de obesidade.
d) através das formas de moradia,
roupas, acesso aos bens culturais, investimento em saneamento básico.
e) através das formas de moradia,
roupas, meios de locomoção, melhorias na educação pública.
25. Uma estrutura social é o que
define uma determinada sociedade, ela é constituída da relação
entre vários fatores – econômicos, políticos, históricos,
sociais, religiosos, culturais, que dão uma feição para cada
sociedade.
São
características
da estrutura
da sociedade contemporânea:
a)
Estratificação e impunidade.
b) Estratificação e participação
politica.
c) Estratificação e imobilidade
social.
d)
Estratificação e mobilização social.
e) Estratificação e pobreza
extrema.
26.
A estratificação e as desigualdades são produzidas historicamente,
ou seja são geradas por situações diversas e se expressam na
organização das sociedades em: sistemas
de castas,
de estamentos,
ou de classe,
onde cada situação é analisada conforme sua configuração
histórica.
Sobre
a organização social podemos afirmar que:
a) O regime de castas sociais
permanecem oficialmente na Índia e no Japão contemporâneo.
b)
As desigualdades sociais no sistema de estamentos existia de fato e
de direito, sendo encarada como uma condição natural.
c) A mobilidade social somente era
permitida no sistema de estamentos.
d) As classes sociais tem
colaborado para a promoção da igualdade em uma sociedade.
e) No sistema de estamentos a
sociedade feudal era dividida entre burguesia e proletariado.
27. Leia a notícia:
Embora os "dalits"
pertençam às castas mais baixas da Índia, o sucesso empresarial de
um grupo de "intocáveis" conseguiu diminuir o preconceito
e servir de modelo para cerca de 200 milhões de indianos de sua
origem. O surgimento de empreendedores "intocáveis", um
fenômeno que cada vez maior monopoliza a atenção da sociedade e
dos meios de comunicação do país, gerou um debate sobre se o
sucesso econômico de centenas de empresários exemplifica ou não
uma mudança na situação de milhões de dalits ("oprimidos"
em idioma
sânscrito). (fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias)
A sociedade indiana é organizada
em castas, ou seja, sem mobilidade. Os elementos mais visíveis da
imobilidade social são a hereditariedade, a endogamia, regras
relacionadas a alimentação e a proibição do contato físico com
membros de outras castas.
As palavras chaves que definem o
sistema de castas são:
a) Repulsão – hierarquia –
solidariedade.
b) Repulsão – hierarquia –
tolerância.
c) Repulsão – tolerância –
especialização hereditária.
d) Repulsão – religiosidade
popular – participação politica.
e) Repulsão – hierarquia –
especialização hereditária.
28. Observe a imagem:
Com base no contexto das castas
sociais indianas, analise as informações abaixo:
I. Os brâmanes era a castas da
população que formavam o governo e administração pública.
II. Os párias são os que não
pertenciam a nenhuma casta, vivendo portanto fora das regras
existentes.
III. Os vaixás é a casta dos
comerciantes, artesãos e camponeses.
IV. Os sudras é a casta superior
a todas as outras.
V. É permitido o casamento de um
brâmane com um xátrias.
Marque a alternativa correta
a)
Os itens I e II estão corretos. b) Os itens I e III estão
corretos. c) Os itens II e III estão corretos.
d) Os itens II e V estão
corretos. e) Os itens II e IV estão corretos.
29.
Observe a figura.
O
sistema de estamentos ou estado, constitui-se como forma de
estratificação social na sociedade feudal no período da idade
média. Na França no final do século XVII, haviam três estados
destintos: a nobreza, o clero e o terceiro estado, que incluía todos
os outros membros da sociedade.
Identifique
as características principais dos estamentos:
a)
Um conjunto de direitos e deveres, privilégios e obrigações
aceitos naturalmente e oficialmente.
a)
Um conjunto de direitos e deveres, privilégios e obrigações que
são questionados pelo clero.
b)
Um conjunto de direitos e deveres, reciprocidade, honra e justiça
social.
c)
Um conjunto de direitos e deveres, harmonia, honra, coragem e
questionamento da realidade social.
d)
Um conjunto de direitos e deveres iguais para todos, contribuindo
para a promoção de politicas sociais.
e)
Um conjunto de direitos e deveres, onde inexistem a servidão ou
escravidão.
30. A pobreza é a expressão mais
visível das desigualdades em nosso cotidiano. Ao longo da História,
ela recebeu diferentes explicações, muitas das quais ainda permeia
nosso entendimento de desigualdades.
A pobreza NÃO é explicada em:
a)
no período medieval: a pobreza era definida pela condição de
nascença.
b)
no liberalismo: o estado é responsável em garantir trabalho e bem
estar social.
c)
no período medieval: a pobreza era decorrente das guerras, doenças
ou deformação física.
d)
no século XX: a pobreza passava a ser um perigo para as normas e paz
social.
e)
no crescimento da produção comercial: como resultado da preguiça e
indolência dos indivíduos que não queriam trabalhar.
31.
O
economista e demografo britânico Thomas Malthus (1776-1834),
preocupado
com o crescimento populacional acelerado, publica em 1798 uma série
de ideias alertando sobre a importância do controle populacional.
O
controle populacional defendido por Malthus seria através:
a)
da pratica da castidade como um principio religioso cristã.
b)
da proibição do controle de natalidade.
c)
do Casamento tardio para os pobres, pois desse modo teria menos
filhos.
d)
do incentivo à assistência social para com os mais pobres.
e)
da realização de uma reforma urbana e melhorias no saneamento
básico das cidades.
32. Leia a matéria do jornal opovo
do dia 07/11/2012 na edição online:
“Segundo
o relatório do Instituto de Pesquisa e Estrategia Econômica do
Estado do Ceará – IPECE, indica que 1,5 milhões de pessoas
sobrevivem no Ceará com menos de R$ 70 mensais, ou seja, 17% da
população coloca o Ceará em em patamar de países como Guiné
Bissal e Moçambique.
São
as alternativas apresentadas pela reportagem para superar a extrema
pobreza no Ceará?
a) Mapear as condições de cada
pessoa e aumentar a carga tributaria no Ceará.
b) Mapear as condições de cada
pessoa e avaliar as formas de atuação da iniciativa privada.
c) Mapear as condições de cada
pessoa e avaliar as formas de atuação das instituições
religiosas.
d) Mapear as condições de cada
pessoa e aumentar de forma aleatória os benefícios sociais.
e)
Mapear as condições de cada pessoa e avaliar as formas de atuação
dos serviços públicos.
33. O Fundo Estadual de Combate a
Pobreza – FECOP, do governo do Estado do Ceará, tem como foco o
combate a pobreza e criar meios para o fortalecimento do patrimônio
individual e social das áreas pobres.
São as duas vertentes de atuação
do FECOP?
a) Assistência aos pobres e
fortalecimento do PAIC – Programa da Educação na Idade Certa.
b) Assistência aos pobres e
distribuição de sementes selecionadas para a agricultura familiar.
c) Assistência aos pobres e
destinação de recursos para reforma da estrutura física de escolas
e creches.
d)
Assistência aos pobres e priorizar ações para a migração da
condição de pobre para não pobre.
e)
Assistência aos pobres e promover educação política.
GABARITO
24
25 26 27 28 29 30 31 32 33
A
D B E C A B C E D
EEEP Dep. José Walfrido Monteiro
&&&
Olá pessoal.
Aguardem a publicação do gabarito da prova de Sociologia do 4º período que acontecerá em breve, estamos aguardando uma aluna que se encontram com doença infecto contagiosa (catapora) e está fazendo a prova em casa devolver a mesma, assim que receber o caderno de questões e gabarito farei a devida postagem.
A entrega de caderno de questões e gabaritos acontecerá somente no dia 14, a divulgação dos resultados finais e alunos encaminhados para a recuperação será informada apenas no dia 15.
Um abraço.
EEEP Dep. José Walfrido Monteiro
&&&
Olá pessoal.
O conteúdo proposto para a avaliação global do 4º período da disciplina de Sociologia na EEEP Deputado José Walfrido Monteiro, é o capitulo 7 do livro de Sociologia, que tem como tema: estrutura e estratificação social, equivale as páginas 68 a 73 do referido livro. Vale lembrar que nessa sexta feira dia 30/11 teremos as aulas de revisão nos cursos - Técnicos em Agronegócio, Aquicultura e Mecânica, e na próxima segunda feira dia 03/12, enceraremos a etapa das revisões no curso Técnico em Agrimensura.
Alem do capitulo 7, iremos abordar também conteúdo referentes a uma matéria que foi veiculada no jornal opovo do dia 07/11, tem como título: solução seria mapear e resolver cada cado, se referindo ao mapa da extrema pobreza no Estado do Ceará, divulgado no inicio do mês pelo IPECE,- Instituto de Pesquisas Econômica e Aplicada do Estado do Ceará. Essa matéria do jornal opovo encontra-se no final dessa postagem.
CAPITULO 7 –
Estrutura e estratificação social. Páginas 68-73.
- Sinais e evidencias das desigualdades sociais:
- Conceito e caracterização da estrutura social:
- Organização da sociedade em CASTAS – ESTAMENTOS e CLASSES.
- Definição do sistema de castas:
- Castas indianas:
- Sistemas de estamentos:
- Estrutura e relação dos estamentos:
- Diferentes explicações para o entendimento da pobreza:
- Relatório do IPECE e alternativas para reduzir a pobreza no Ceará:
- Intenções do países desenvolvidos relatados na conferencia Rio+20 (pobreza e sustentabilidade)
Solução seria mapear e resolver cada caso.
Mapear as condições de cada pessoa em situação de extrema pobreza e avaliar quais as formas de o serviço público intervir em sua realidade. A solução apontada pelo coordenador de pesquisas do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Manso, significa não uniformizar as saídas. Para ele, identificar cada carência e restrição social para tentar resolver as situações por meio de projetos públicos é a melhor alternativa.
Conforme O POVO mostrou na edição de terça-feira, relatório do Instituto
de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) indica que 1,5 milhão de
pessoas sobrevivem no Ceará com até R$ 70 mensais. Ou seja, 17,8% da população
de todos os 184 municípios têm apenas R$ 2,33 por dia. A Capital apresenta o
menor índice proporcional (5,6%), mas tem o maior contingente de pessoas em
situação de miséria: 133.992. “Os 17% de população em condições miseráveis
colocam o Ceará no patamar de países como Guiné Bissau e Moçambique”, aponta
Carlos Manso.
Junto a outros três pesquisadores, ele coordenou a pesquisa Elementos
para um plano de erradicação da miséria no Ceará: o desafio de superar a
extrema pobreza de um em cada cinco moradores do Estado, em novembro do ano
passado, e apontou saídas para minimizar as desigualdades sociais no Ceará. “A
solução é muito simples: caracterizar muito bem todas as faltas das famílias e
tentar resolver de forma individual. Somente os serviços públicos podem ser
destinados para reduzir a desigualdade”, avalia.
Nas grandes cidades, uma dificuldade apontada pelo pesquisador é a
vulnerabilidade das famílias extremamente pobres em relação às drogas. “Isso
tudo tem de ser considerado”, analisa.
Maneiras de financiar
É necessário ainda aumentar as formas de financiamento e buscar fundos e
outras soluções para custear as medidas para acabar com a pobreza. O Fundo
Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), do Governo do Estado, seria uma opção
para isso, acredita Carlos Manso. O professor analisa que os meios de
financiamento do Fecop deveriam priorizar famílias mais pobres. Outra
alternativa, segundo ele, é uma cobrança regressiva de impostos para os mais
pobres e o aumento dos tributos, de forma proporcional, para os ricos.
Durante dois dias, O POVO tentou conversar com o titular da Secretaria
de Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Diogo, sobre o Fecop. Na
terça-feira, a assessoria de imprensa da secretaria informou que Eduardo Diogo
poderia atender a reportagem ontem. Ontem, porém, ele não pôde. Tentou-se
também conversar com a coordenadora do Fecop, mas ela não pôde atender a
reportagem.
ENTENDA A NOTÍCIA
O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) arrecadou, no primeiro
semestre de 2012, cerca de R$ 153 milhões. No entanto, segundo o deputado
Sérgio Aguiar (PSB), o valor gasto, até agora, foi de apenas R$ 70 milhões.
Saiba mais
O Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) é um centro de pesquisa
instituído no Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN), da UFC, tendo como
finalidade principal desenvolver pesquisas sobre a pobreza e a desigualdade
social no Brasil, com preocupação especial nos problemas do Nordeste e do
Ceará, servindo de subsídios para políticas públicas na área.
O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) foi instituído pela lei
complementar nº 37, de 26 de novembro de 2003, e regulamentado pelo decreto nº
27.379 de 1º de março de 2004.
Os recursos do Fecop são originários de parcela do produto da
arrecadação correspondente ao adicional de dois pontos percentuais na alíquota
do ICMS, ou do imposto que vier substituí-lo.
O Fecop tem como foco o combate à pobreza a partir da criação de meios
para o fortalecimento do patrimônio individual e social das áreas pobres.
As ações são segmentadas em duas vertentes: uma de assistência aos
pobres e outra cujo impacto é de médio e longo prazo e prioriza ações que criem
condições para uma efetiva migração da condição de pobre para não pobre.
OK! GOSTEI MUITO
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