O Programa
O Governo do Estado do Ceará, por
meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde
1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do
Ceará - SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de
Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em
larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do
Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e
Matemática. As informações coletadas a cada avaliação
identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho
dos alunos.
Realizada de forma censitária e
universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e
municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores
da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais
Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também,
questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e
hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e
diretores.
Por considerar a importância da
avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a
partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação
da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para
as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a
ter três focos:
- Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano).
- Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e
- Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge
em decorrência da prioridade do atual governo na alfabetização das
crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através
do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa
consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para
identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos
alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública
(estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de
qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite
estabelecer comparações com os resultados das avaliações
realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha
Brasil).
A Avaliação do Ensino Fundamental,
de natureza censitária, dando continuidade à série histórica do
SPAECE, manteve-se com periodicidade bianual, intercaladas aos ciclos
do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB. A
referida avaliação é realizada nas séries finais de cada etapa do
Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de
conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos
do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho,
produzindo informações que possibilitem a definição de ações
prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e
municipal).
A Avaliação do Ensino Médio,
realizada anualmente de forma censitária nas três séries deste
nível de ensino, envolve todas as escolas da Rede Estadual de ensino
e seus anexos, localizadas nos 184 municípios cearenses.
O conjunto de informações
coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os
resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e
sobre as características dos professores e gestores das escolas
estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica
longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de
aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.
Objetivos
Esse sistema tem por objetivo
fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento
das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores,
dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação
Básica da Rede Pública de ensino.
Para saber o resultado do SPAECE dos anos anteriores clique em um dos links abaixo:
Fonte: www.spaece.caedufjf.net - acessado em 14/11/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário