Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Veja o perfil do eleitorado brasileiro


Atenção candidatos! Elas estão com tudo mais uma vez: as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro pela terceira vez consecutiva. Segundo o tribunal superior eleitoral, o perfil básico do eleitor é formado por mulheres com idade entre 25 e 34 anos. Garantia de que teremos mais mulheres em cargos políticos? Não para este especialista.

O Brasil tem quase 136 milhões de eleitores. o número é 7,8% maior que o vda última eleição presidencial, de 2006.

As maiores concentrações de eleitores ainda estão no sudeste. Em primeiro lugar São Paulo, seguido de minas gerais e depois vem o Rio de Janeiro. Já o quarto estado com mais eleitores, a Bahia, está na região nordeste.

Um dado que pode fazer mais diferença do que o número de eleitores é o grau de escolaridade de quem vai votar. E nesta eleição, 33% dos eleitores não tem o ensino fundamental completo.

Os dados também mostram queda no número de eleitores jovens, entre 16 e 17 anos, quando o voto é facultativo. Em 2006 eles somavam 2,5 milhões e este ano são 2,3 milhões.

Estatísticas de eleitorado brasileiro
Consulte, abaixo, dados estatísticos do perfil do eleitor brasileiro a partir do Cadastro Nacional de Eleitores. Extraídas e consolidadas mensalmente, as estatísticas estão divididas em:

Fonte:
TV Câmara dos Deputados.
Tribunal Superior Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog