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quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Falha no sinal é o maior problema da telefonia móvel no Brasil, diz pesquisa

Chips de celular
Em agosto, a startup Konkero lançou um projeto para medir o tamanho da insatisfação do brasileiro com a telefonia móvel.

A ideia era reunir queixas dos clientes de Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo em uma carta para depois entregá-la aos responsáveis pela melhoria dos serviços. Três meses depois, o documento de 55 metros ficou pronto.

Nesta quarta-feira, 28, a Konkero divulga o resultado da pesquisa. Segundo a empresa, 1.646 pessoas, de 24 estados, registraram 2.181 reclamações. Celular sem sinal, internet 3G que não funciona e cobranças indevidas foram as principais queixas relatadas no site “Alô, quero falar!”.

Metade das reclamações é direcionada à falta de sinal para efetuar ou receber ligações e 15% sobre dificuldades para acessar a internet. Dentro de problemas com sinal, a queda das ligações durante a chamada representou 14% dos relatos registrados no site. Cobranças indevidas e falha no envio de mensagens também tiveram destaque, com 10% e 7% das queixas.
 
TIPOS DE RECLAMAÇÕES
Tipo
Quantidade
%
Sinal
1.084
50%
Internet
333
15%
Cobrança
233
10%
Direitos
186
9%
Mensagens
145
7%
Atendimento
141
6%
Outros
59
3%
Total
2.181
100%
 

RECLAMAÇÕES POR OPERADORA
Operadora
Pessoas que reclamaram
%
TIM
891
54%
Claro
262
16%
Vivo
228
14%
Oi
200
12%
Nextel
65
4%
Total
1.646
100% 
 

Segundo a Konkero, a Nextel foi a única operadora que recebeu a equipe para entrega da carta. Após a visita, a empresa enviou um comunicado oficial no qual promete"redobrar esforços e ampliar investimentos em treinamentos, processos e contratações dos canais de atendimento". A TIM, via assessoria de imprensa, disse que tem tomado iniciativas para atender os consumidores e agido de forma "transparente".

Claro, Oi e Vivo, de acordo com a empresa, não se pronunciaram sobre a ação.

Fonte: Site Olhar Digital - Acessado em 29/11/2012.

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