Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


terça-feira, 7 de maio de 2013

Noticias da EEEP de Icó


Filmes exibidos na EEEP Deputado José Walfrido Monteiro no 1º bimestre e inicio do 2º bimestre letivo, nas disciplinas de Sociologia e Geografia, conforme conteúdo programático das referidas disciplinas;


Diários de motocicleta.

Objetivo: Conhecer as questões sociais e econômicas da América Latina pegando carona com dois viajantes; Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e Alberto Granado por meio de uma viagem ao interior desse continente.

Sociologia 2º ano – Curso Técnico em Agronegócio.




Central do Brasil.

Objetivo; Conhecer os principais problemas sociais brasileiros geradores das enormes desigualdades sociais e regionais.

Sociologia, 2º ano – Curso Técnico em Mecânica e Agronegócio.







Carandiru.

Objetivos: Conhecer o relato e história de vida de alguns presos da maior casa de detenção da America Latina – Carandiru, bem como o contexto histórico que culminou no massacre dessa casa de detenção em 02/10/1992 pela policia militar do Estado de São Paulo. Analisando dessa forma o sistema penitenciário do Brasil.

Sociologia, 2º ano - Técnico em Agrimensura.




Hotel Ruanda.

Objetivos: Conhecer a historia real de Paul Rusesabagia, gerente de um hotel de uma empresa belga em Kigali, capital da Ruanda. Pertencente ao grupo étnico hutu, e em 1994, durante perseguição aos tutsis, Rusesabagia abrigou 1.200 tutsis no Hotel Ruanda, local em que trabalhava. Num ato de extrema coragem e compaixão, Paul Rusesabagia fazia todos os esforços possíveis para proteger os tutsis do genocídio que matou mais de 1 milhão de pessoas. Com a ausência de tropas internacionais, os tutsis tinham apenas o hotel para se refugiarem, local protegido através de pagamento de suborno para a polícia, realizado por Paul Rusesabagia. Perceber os conflitos armados, índice de percepção de corrupção e ¨Estados falidos¨.

Geografia, 2º Ano – Técnico em Agronegócio e Mecânica.


O pianista

Objetivo: Conhecer a história do pianista polonês Wladyslaw Szpilman, interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe. Perceber o funcionamento do Estado Nazista e o principio da intolerância pregado por essa ideologia.

Sociologia, 2º ano - Técnico em Aquicultura.

Para as turmas de 1º ano da disciplina de Sociologia estou planejando a exibição do filme Tempos modernos, no momento que estivermos estudando o capitulo 4 do livro de Sociologia cujo tema é: o trabalho nas diferentes sociedades.

Icó – CE, 07/05/2013.

Prof. Luziano Batista Pereira
EEEP Dep. José Walfrido Monteiro
www.luzianobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog