Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Qualidade na Educação

Prezados e Prezadas.
É preciso construir a qualidade na Educação.



A qualidade na Educação está relacionada à que tipo de pessoas estamos formando em nossas instituições. Ela é fundamental no processo formação do indivíduo crítico e participativo, sem ela poderemos correr o risco de está formando pessoas alienados e descontextualizada da vida social, instruídas para a memorização e repetição. Essa qualidade é construída quando observadas as dimensões intra-escolar, ou seja, fatores ligados ao currículo, acesso, permanecia e desempenho do aluno, estruturas física e pedagógica atraente que façam o educando se apaixonar pela escola, utilização de recursos tecnológicos na educação, priorizando a formação, valorização e profissionalização do educador. Porem a qualidade também é construída por fatores extra-escolares como a possibilidade de superação das contradições sociais das camadas excluídas da sociedade e o engajamento da sociedade no debate democrático sobre gestão, currículo, qualidade e valorização do conhecimento, bem como se sentindo parte do processo.
Dependendo dessa qualidade é possível uma educação que tenha como principio formação e preparação para o mercado de trabalho, educação cidadã que forme para a vida dentro dos princípios de ética, cidadania, solidariedade, responsabilidade ambiental. Percebemos que ainda estamos distante de atingir as meta articuladas por organismos multilaterais que preocupados com os resultados das avaliações externas criaram metas a serem alcançadas em um determinado espaço de tempo.
Dentro desse contexto, entra em questão a pessoa do educador, aquele que está sempre aberto a aprender e articular o conhecimento, a ser instrumento de aprendizagem e referencia para o educando. O Educador preparado, com perfil profissionalizante, que exerça o princípio da formação continuada no decorrer da vida docente, sendo reconhecido com salários dignos e condições de trabalhos decentes, poderá colaborar na construção dessa qualidade. 
Vale ressaltar que o ano letivo já esta começando. Você já parou para pensar nesse assunto? Aproveite a oportunidade para cobrar do poder público, núcleo gestor e professores empenho para alcançarmos essa qualidade, dos alunos cobrar o compromisso com a aprendizagem e da familia a parceria que tanto prcisamos. Por fim sugiro que verifiquem qual é o IDEB da escola que você ou seus familiares tem algum vínculo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog