Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vídeo revela transformações territoriais na Europa desde o século XI

Você sabia que, em um passado distante, a Lituânia já foi o maior país da Europa? Pois é, isso aconteceu por que, durante os séculos XIV e XV, os territórios que hoje compreendem a Bielorrússia, a Ucrânia, algumas partes da Polônia e da própria Rússia faziam parte do domínio do Grão-Ducado da Lituânia. Atualmente, o país ocupa pouco mais de 65 mil quilômetros quadrados (para você ter uma noção, o estado de São Paulo tem 248 mil quilômetros quadrados).

Por lá, aconteceu de tudo: invasões dos poloneses, dos alemães nazistas e dos soviéticos. Mas os lituanos não foram os únicos europeus a sofrer inúmeras modificações territoriais ao longo de sua história. Muito pelo contrário.

Um vídeo/mapa divulgado pelo site LiveLeak mostra todas as transformações ocorridas nos territórios da Europa desde o ano 1140 até 2012, passando pelas invasões napoleônicas (por volta do ano de 1812, retratado no 2min e 33seg do vídeo) e, claro, a Segunda Guerra Mundial (que tem início em 1939, a partir de 3min e 4seg do vídeo).

(Se o vídeo não rodar, clique aqui para assistir)
Fonte: LiveLeak

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas