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"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SOCIOLOGIA - EP DE ICÓ


AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA – 4º BIMESTRE

24. Podemos observar os sinais e as evidencias das desigualdades sociais em todos os lugares, todos os dias, basta sair às ruas para notar as diferenças entre as condições de vida das pessoas e verificar que um pequeno número dela desfruta de muitos privilégios.
É possível constatar sinais e evidências das desigualdades sociais no cotidiano:
a) através das formas de moradia, roupas, meios de locomoção, acesso a educação, bens culturais.
b) através das formas de moradia, roupas, meios de comunicação, bens culturais, religião.
c) através das formas de moradia, roupas, meios de trasporte, bens culturais, índice de obesidade.
d) através das formas de moradia, roupas, acesso aos bens culturais, investimento em saneamento básico.
e) através das formas de moradia, roupas, meios de locomoção, melhorias na educação pública.

25. Uma estrutura social é o que define uma determinada sociedade, ela é constituída da relação entre vários fatores – econômicos, políticos, históricos, sociais, religiosos, culturais, que dão uma feição para cada sociedade.
São características da estrutura da sociedade contemporânea:
a) Estratificação e impunidade.
b) Estratificação e participação politica.
c) Estratificação e imobilidade social.
d) Estratificação e mobilização social.
e) Estratificação e pobreza extrema.

26. A estratificação e as desigualdades são produzidas historicamente, ou seja são geradas por situações diversas e se expressam na organização das sociedades em: sistemas de castas, de estamentos, ou de classe, onde cada situação é analisada conforme sua configuração histórica.
Sobre a organização social podemos afirmar que:
a) O regime de castas sociais permanecem oficialmente na Índia e no Japão contemporâneo.
b) As desigualdades sociais no sistema de estamentos existia de fato e de direito, sendo encarada como uma condição natural.
c) A mobilidade social somente era permitida no sistema de estamentos.
d) As classes sociais tem colaborado para a promoção da igualdade em uma sociedade.
e) No sistema de estamentos a sociedade feudal era dividida entre burguesia e proletariado.

27. Leia a notícia:
Embora os "dalits" pertençam às castas mais baixas da Índia, o sucesso empresarial de um grupo de "intocáveis" conseguiu diminuir o preconceito e servir de modelo para cerca de 200 milhões de indianos de sua origem. O surgimento de empreendedores "intocáveis", um fenômeno que cada vez maior monopoliza a atenção da sociedade e dos meios de comunicação do país, gerou um debate sobre se o sucesso econômico de centenas de empresários exemplifica ou não uma mudança na situação de milhões de dalits ("oprimidos" em idioma sânscrito). (fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias)

A sociedade indiana é organizada em castas, ou seja, sem mobilidade. Os elementos mais visíveis da imobilidade social são a hereditariedade, a endogamia, regras relacionadas a alimentação e a proibição do contato físico com membros de outras castas.
As palavras chaves que definem o sistema de castas são:
a) Repulsão – hierarquia – solidariedade.
b) Repulsão – hierarquia – tolerância.
c) Repulsão – tolerância – especialização hereditária.
d) Repulsão – religiosidade popular – participação politica.
e) Repulsão – hierarquia – especialização hereditária.


28. Observe a imagem:

Com base no contexto das castas sociais indianas, analise as informações abaixo:
I. Os brâmanes era a castas da população que formavam o governo e administração pública.
II. Os párias são os que não pertenciam a nenhuma casta, vivendo portanto fora das regras existentes.
III. Os vaixás é a casta dos comerciantes, artesãos e camponeses.
IV. Os sudras é a casta superior a todas as outras.
V. É permitido o casamento de um brâmane com um xátrias.
Marque a alternativa correta
a) Os itens I e II estão corretos. b) Os itens I e III estão corretos. c) Os itens II e III estão corretos.
d) Os itens II e V estão corretos. e) Os itens II e IV estão corretos.

29. Observe a figura.

O sistema de estamentos ou estado, constitui-se como forma de estratificação social na sociedade feudal no período da idade média. Na França no final do século XVII, haviam três estados destintos: a nobreza, o clero e o terceiro estado, que incluía todos os outros membros da sociedade.
Identifique as características principais dos estamentos:
a) Um conjunto de direitos e deveres, privilégios e obrigações aceitos naturalmente e oficialmente.
a) Um conjunto de direitos e deveres, privilégios e obrigações que são questionados pelo clero.
b) Um conjunto de direitos e deveres, reciprocidade, honra e justiça social.
c) Um conjunto de direitos e deveres, harmonia, honra, coragem e questionamento da realidade social.
d) Um conjunto de direitos e deveres iguais para todos, contribuindo para a promoção de politicas sociais.
e) Um conjunto de direitos e deveres, onde inexistem a servidão ou escravidão.

30. A pobreza é a expressão mais visível das desigualdades em nosso cotidiano. Ao longo da História, ela recebeu diferentes explicações, muitas das quais ainda permeia nosso entendimento de desigualdades.
A pobreza NÃO é explicada em:
a) no período medieval: a pobreza era definida pela condição de nascença.
b) no liberalismo: o estado é responsável em garantir trabalho e bem estar social.
c) no período medieval: a pobreza era decorrente das guerras, doenças ou deformação física.
d) no século XX: a pobreza passava a ser um perigo para as normas e paz social.
e) no crescimento da produção comercial: como resultado da preguiça e indolência dos indivíduos que não queriam trabalhar.

31. O economista e demografo britânico Thomas Malthus (1776-1834), preocupado com o crescimento populacional acelerado, publica em 1798 uma série de ideias alertando sobre a importância do controle populacional.
O controle populacional defendido por Malthus seria através:
a) da pratica da castidade como um principio religioso cristã.
b) da proibição do controle de natalidade.
c) do Casamento tardio para os pobres, pois desse modo teria menos filhos.
d) do incentivo à assistência social para com os mais pobres.
e) da realização de uma reforma urbana e melhorias no saneamento básico das cidades.

32. Leia a matéria do jornal opovo do dia 07/11/2012 na edição online:
Segundo o relatório do Instituto de Pesquisa e Estrategia Econômica do Estado do Ceará – IPECE, indica que 1,5 milhões de pessoas sobrevivem no Ceará com menos de R$ 70 mensais, ou seja, 17% da população coloca o Ceará em em patamar de países como Guiné Bissal e Moçambique.

São as alternativas apresentadas pela reportagem para superar a extrema pobreza no Ceará?
a) Mapear as condições de cada pessoa e aumentar a carga tributaria no Ceará.
b) Mapear as condições de cada pessoa e avaliar as formas de atuação da iniciativa privada.
c) Mapear as condições de cada pessoa e avaliar as formas de atuação das instituições religiosas.
d) Mapear as condições de cada pessoa e aumentar de forma aleatória os benefícios sociais.
e) Mapear as condições de cada pessoa e avaliar as formas de atuação dos serviços públicos.

33. O Fundo Estadual de Combate a Pobreza – FECOP, do governo do Estado do Ceará, tem como foco o combate a pobreza e criar meios para o fortalecimento do patrimônio individual e social das áreas pobres.
São as duas vertentes de atuação do FECOP?
a) Assistência aos pobres e fortalecimento do PAIC – Programa da Educação na Idade Certa.
b) Assistência aos pobres e distribuição de sementes selecionadas para a agricultura familiar.
c) Assistência aos pobres e destinação de recursos para reforma da estrutura física de escolas e creches.
d) Assistência aos pobres e priorizar ações para a migração da condição de pobre para não pobre.
e) Assistência aos pobres e promover educação política. 


GABARITO

24   25   26   27   28   29   30   31   32   33 

             A     D     B    E     C     A     B    C     E     D

EEEP Dep. José Walfrido Monteiro

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Olá pessoal.
Aguardem a publicação do gabarito da prova de Sociologia do 4º período que acontecerá em breve, estamos aguardando uma aluna que se encontram com doença infecto contagiosa (catapora) e está fazendo a prova em casa devolver a mesma, assim que receber  o caderno de questões e gabarito farei a devida postagem. 
A entrega de caderno de questões e gabaritos acontecerá somente no dia 14, a divulgação dos resultados finais e alunos encaminhados para a recuperação será informada apenas no dia 15.

Um abraço.

EEEP Dep. José Walfrido Monteiro



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Olá pessoal.
O conteúdo proposto para a avaliação global do 4º período da disciplina de Sociologia na EEEP Deputado José Walfrido Monteiro, é o capitulo 7 do livro de Sociologia, que tem como tema: estrutura e estratificação social, equivale as páginas 68 a 73 do referido livro. Vale lembrar que nessa sexta feira dia 30/11 teremos as aulas de revisão nos cursos - Técnicos em Agronegócio, Aquicultura e Mecânica, e na próxima segunda feira dia 03/12, enceraremos a etapa das revisões no curso Técnico em Agrimensura.
Alem do capitulo 7, iremos abordar também conteúdo referentes a uma matéria que foi veiculada no jornal opovo do dia 07/11, tem como título: solução seria mapear e resolver cada cado, se referindo ao mapa da extrema pobreza no Estado do Ceará, divulgado no inicio do mês pelo IPECE,-  Instituto de Pesquisas Econômica e Aplicada do Estado do Ceará. Essa matéria do jornal opovo encontra-se no final dessa postagem.


CAPITULO 7 – Estrutura e estratificação social. Páginas 68-73.
  • Sinais e evidencias das desigualdades sociais:
  • Conceito e caracterização da estrutura social:
  • Organização da sociedade em CASTAS – ESTAMENTOS e CLASSES.
  • Definição do sistema de castas:
  • Castas indianas:
  • Sistemas de estamentos:
  • Estrutura e relação dos estamentos:
  • Diferentes explicações para o entendimento da pobreza:
  • Relatório do IPECE e alternativas para reduzir a pobreza no Ceará:
  • Intenções do países desenvolvidos relatados na conferencia Rio+20 (pobreza e sustentabilidade)


Solução seria mapear e resolver cada caso.

Mapear as condições de cada pessoa em situação de extrema pobreza e avaliar quais as formas de o serviço público intervir em sua realidade. A solução apontada pelo coordenador de pesquisas do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Manso, significa não uniformizar as saídas. Para ele, identificar cada carência e restrição social para tentar resolver as situações por meio de projetos públicos é a melhor alternativa.

Conforme O POVO mostrou na edição de terça-feira, relatório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) indica que 1,5 milhão de pessoas sobrevivem no Ceará com até R$ 70 mensais. Ou seja, 17,8% da população de todos os 184 municípios têm apenas R$ 2,33 por dia. A Capital apresenta o menor índice proporcional (5,6%), mas tem o maior contingente de pessoas em situação de miséria: 133.992. “Os 17% de população em condições miseráveis colocam o Ceará no patamar de países como Guiné Bissau e Moçambique”, aponta Carlos Manso.

Junto a outros três pesquisadores, ele coordenou a pesquisa Elementos para um plano de erradicação da miséria no Ceará: o desafio de superar a extrema pobreza de um em cada cinco moradores do Estado, em novembro do ano passado, e apontou saídas para minimizar as desigualdades sociais no Ceará. “A solução é muito simples: caracterizar muito bem todas as faltas das famílias e tentar resolver de forma individual. Somente os serviços públicos podem ser destinados para reduzir a desigualdade”, avalia.

Nas grandes cidades, uma dificuldade apontada pelo pesquisador é a vulnerabilidade das famílias extremamente pobres em relação às drogas. “Isso tudo tem de ser considerado”, analisa.

Maneiras de financiar

É necessário ainda aumentar as formas de financiamento e buscar fundos e outras soluções para custear as medidas para acabar com a pobreza. O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), do Governo do Estado, seria uma opção para isso, acredita Carlos Manso. O professor analisa que os meios de financiamento do Fecop deveriam priorizar famílias mais pobres. Outra alternativa, segundo ele, é uma cobrança regressiva de impostos para os mais pobres e o aumento dos tributos, de forma proporcional, para os ricos.
Durante dois dias, O POVO tentou conversar com o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Diogo, sobre o Fecop. Na terça-feira, a assessoria de imprensa da secretaria informou que Eduardo Diogo poderia atender a reportagem ontem. Ontem, porém, ele não pôde. Tentou-se também conversar com a coordenadora do Fecop, mas ela não pôde atender a reportagem. 
ENTENDA A NOTÍCIA

O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) arrecadou, no primeiro semestre de 2012, cerca de R$ 153 milhões. No entanto, segundo o deputado Sérgio Aguiar (PSB), o valor gasto, até agora, foi de apenas R$ 70 milhões. 
Saiba mais

O Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) é um centro de pesquisa instituído no Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN), da UFC, tendo como finalidade principal desenvolver pesquisas sobre a pobreza e a desigualdade social no Brasil, com preocupação especial nos problemas do Nordeste e do Ceará, servindo de subsídios para políticas públicas na área.
O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) foi instituído pela lei complementar nº 37, de 26 de novembro de 2003, e regulamentado pelo decreto nº 27.379 de 1º de março de 2004.
Os recursos do Fecop são originários de parcela do produto da arrecadação correspondente ao adicional de dois pontos percentuais na alíquota do ICMS, ou do imposto que vier substituí-lo.
O Fecop tem como foco o combate à pobreza a partir da criação de meios para o fortalecimento do patrimônio individual e social das áreas pobres.
As ações são segmentadas em duas vertentes: uma de assistência aos pobres e outra cujo impacto é de médio e longo prazo e prioriza ações que criem condições para uma efetiva migração da condição de pobre para não pobre.
Prof. Luziano Batista Pereira
EEEP Dep. José Walfrido Monteiro

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