Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Empreendedorismo deve preencher lacunas da política, diz Salim Ismail

salim ismail
"O mundo é insano e precisamos de pessoas loucas para consertá-lo" foi a frase que Salim Ismail usou para iniciar sua palestra na Campus Party. Em um discurso que deve incendiar o espírito empreendedor de muitos dos presentes, o fundador da Singularity University, instituição de ensino voltada para jovens empreendedores, defendeu que é necessário intervir diretamente nos problemas e não esperar a política resolvê-los.


Segundo ele, a tecnologia está evoluindo em um passo que não é possível para governos e grandes empresas acompanharem. Estas entidades, aponta Ismail, ainda projetam uma evolução linear dos padrões tecnológicos, quando, na verdade, a tecnologia se amplifica de forma exponencial. Por isso, é necessário novas ideias para corrigir os problemas da sociedade.

"Nunca houve uma época tão boa para ser empreendedor", afirmou. Ele conta que, com tantas tecnologias novas surgindo com uma frequência tão grande, fica muito mais fácil ter uma ideia de sucesso.

Ele deu exemplos de ideias de sucesso. Uma delas, parte de Dean Kamen, criador do Slingshot. Trata-se de um sistema de tratamento de água, que, por meio de uma sequência de processos, consegue limpar a água, por mais suja que ela for, a um custo de cerca de US$ 0,02 por litro.

Além disso, ele também mostrou o caso do MalariaSpot.org, que pode ser uma mudança radical no modo como a medicina é praticada. Segundo ele, surgem cerca de 200 mil novos casos de malária diariamente, mas um especialista precisa de cerca de 20 minutos por caso para identificar a doença. Um ex-aluno da Singularity University pensou em outra forma: transformou o exame em um jogo e permitiu à internet inteira o acesso ao jogo, agilizando os diagnósticos.

Fonte: Olhar Digital - Acessado em 01/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog