Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Forquilha dos Batista em estado de calamidade




A localidade de Forquilha dos Batista a 21 Km da cidade de Icó, encontra-se em estado de calamidade em decorrência da grave seca que se prolonga pelo sertão icoense. A falta de chuva tem prejudicado significativamente a vida dessa população e principalmente a agricultura e a pecuária. 

Nos últimos dias o açude que abastecia a comunidade e garantia o consumo humano e animal - açude bolsão, atingiu um limite muito crítico, precisando a empresa que gerencia o uso da água desse reservatório - o SISAR, desligar os motores, causando grandes transtornos e preocupações para a comunidade.

A Defesa Civil do Estado juntamente com o Exercito Brasileiro vem socorrendo a mesma por meio de carros pipas que trasportam água mensalmente da localidade do Jenipapeiro, através da ¨operação pipa¨ e colocando a água nas várias cisternas de placas que a comunidade construiu, por meio do projeto um milhão de cisterna para o Nordeste¨, amenizando assim o sofrimento da população. Vale ressaltar que a água fornecida pela ¨operação pipa¨  deve ser utilizada apenas para o consumo humano. Para fazer a higienização das pessoas, das residencias e consumo animal, é necessário cavar cacimbas em áreas onde ainda tenha água subterrânea.

Um fator preocupante é que segundo a Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME, existe grande possibilidade de 2013 ter um inverno abaixo da média histórica de chuvas, preocupando agora não somente aos criadores de animais e agricultores, mas todas as pessoas da localidade, principalmente por os principais reservatórios de água da região estarem secos ou com limites muito comprometidos. 

O objetivo dessa postagem e noticiar essa triste informação, mostrando o sofrimento do povo que é também o meu sofrimento, por que sou dessa localidade e tenho essa população no meu coração. Agora o que nos resta é esperar dias melhores.

Icó-CE, 09/02/2013
Luziaano Batista Pereira
Educador Icoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog