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"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Mundo Pós-Guerra Fria

Prezados(as) alunos(as), realizaremos no decorrer dessas duas aulas da disciplina de Geografia um estudo orientado sobre O MUNDO PÓS GUERRA FRIA, para tanto siga as instruções abaixo:

  • Faça a leitura contextualizada do texto abaixo.
  • Clique nos links para uma melhor compressão do contexto.
  • Procure evitar distrações no momento do estudo, lembre você precisa estar concentrado para melhor compreender o conteúdo proposto.
  • Após o estudo orientado, produza um texto síntese no seu caderno para socialização em sala de aula. Bons estudos.
  • Faça uma avaliação dessa aula clicando em comentário no final da postagem.
  • Reserve os 30 minutos restantes da aula para a socialização do texto síntese em sala.

1. INTRODUÇÃO

Na época da Guerra Fria, o poder das armas valia mais que o poder do dinheiro. O cenário mundial estruturava-se em torno das grandes potências termonucleares. O ocidente - essa expressão geopolítica que abarca os Estados de economia de mercado, tanto ocidentais como orientais - organizava-se em torno da hegemonia dos Estados Unidos, cuja liderança militar formava par com o seu incontrastável poderio econômico.
fim da Guerra Fria embaralhou as cartas do jogo planetário. A dissolução do bloco soviético, uma aparente vitória da superpotência da América do Norte, descortinou realidades novas, que prefiguram o próximo século. O poder mundial tende a se concentrar em macroáreas do hemisfério norte que aglutinam a riqueza e a capacidade de inovação tecnológica. A economia mundial globalizava-se e, simultaneamente, fragmentava-se em blocos regionais. A partilha do mercado mundial envolve as estratégias das grandes corporações econômicas e as políticas externas dos Estados.

A geometria de poder mundial em rearranjo faz emergirem megablocos econômicos regionais, como a União Européia, o Nafta e a Bacia do Pacífico. Esse movimento de integração e abertura de mercados repercute sobre áreas do mundo subdesenvolvido, assumindo formas e expressões variadas. O México integra-se ao bloco comercial liderado pelos EUA; os novos países industrializados do leste asiático estreitam seus laços com o Japão; os antigos satélites da ex-União Soviética no leste europeu reestruturam as suas economias à sombra da Alemanha unificada.


2. ORDEM MUNDIAL DA GUERRA FRIA

2.1 - Quadro Resumo

Marco Inicial (1947) – Doutrina Truman
Marco Final (1989) – Queda do Muro de Berlim
Geopolítica – Bipolar
Poder Político – Militar
Potências – EUA URSS
Oposição – Capitalismo (países ocidentais ou do leste) x Socialismo (países orientais ou do oeste)

Corrida Armamentista

Cenário Principal – Europa
País síntese – Alemanha
Cidade síntese – Berlim
Construção do Muro de Berlim – evitar a passagem de mão-de-obra de Berlim oriental socialista para Berlim ocidental capitalista
Criação de Planos Econômicos pelos EUAPlano Marshall (Europa Ocidental) e Colombo (Ásia – principalmente para o Japão) – recuperação econ6omica para conter o avanço do socialismo
Bipartição do espaço europeu: Europa ocidental capitalista x Europa oriental socialista
"Cortina de Ferro" – Fronteira entre capitalismo socialismo na Europa
Descolonização afro-asiática – a Europa perde as suas colônias
Nacionalismo Emancipador – as colônias passa a ser nações

Aumento da situação de subdesenvolvimento

Conferência de Bandung – reunião das ex-colônias africanas e asiáticas. Movimento dos países não alinhados – 3º mundo – eqüidistância das grandes potências (EUA e URSS)
Neocolonialismo: dominação econômica, financeira e tecnológica
Criação de organizações econômicas: MCE (Mercado Comum Europeu) ou CEE (Comunidade Econômica Européia) x COMECON
Criação de organizações político – militares: OTAN x PACTO DE VARSÓVIA

2.2 – A Crise Soviética

A URSS era um país socialista localizado na Europa e na Ásia, que era constituído por 15 repúblicas, onde a maior e mais importante era a Rússia (onde fica a capital do país – a cidade de Moscou)
crise da URSS assinalou a crise no socialismo, a queda do Muro de Berlim, o fim da Guerra e conseqüentemente a passagem de um mundo bipolar para multipolar (pós – Guerra Fria).
Em 1985, Mikhail Gorbatchev assume o governo soviético e estabelece mudanças, como a Glasnost (abertura política) e a Perestroika (reestruturação econômica), porém não teve sucesso devido a diversidade étnica e a oposição dos burocratas.
A crise soviética provocou grande crise no socialismo do leste europeu, o que acabou causando a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria

2.2.1 – Fragmentação da URSS

Esta começa em Setembro de 1991 com a independência das Repúblicas Bálticas (Lituânia, Letônia e Estônia). Após este acontecimento a URSS passou a ser formada por 12 repúblicas. Em 08 de Dezembro de 1991, foi assinado o Acordo de Minsk por Rússia, Ucrânia e Bielorússia (Bielorus) formado a CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Em 14 de Dezembro de 1991 teve a adesão de 8 países.
A CEI não funciona como país, pois é formada por países - membros, que têm leis e nacionalidade próprias.

2.3 – Queda do Muro de Berlim e Reunificação Alemã

No pós – 2º guerra, o território da Alemanha foi dividido em 2 partes: Alemanha ocidental – ocupada por EUA, França e Grã Bretanha (Capitalista) e Alemanha oriental – ocupada por URSS (Socialista).
A queda do Muro de Berlim (Novembro/89) foi o marco inicial da reunificação alemã, em Outubro de 1990. Agora, temos um país capitalista, cuja capital é Berlim.

A queda do Muro de Berlim estabelece o fim da Guerra (fim do mundo bipolar), abrindo espaço para o início do mundo multipolar, com a formação de blocos econômicos.


3. ORDEM MUNDIAL PÓS-GUERRA FRIA

3.1 – Quadro Resumo: Geopolítica da Multipolaridade

Forma de Poder: Econômico – Tecnológico – Comercial
Oposição: Países do Norte Ricos x Países do Sul Pobres
Potências: EUA, Japão e Alemanha
Formação dos Megablocos econômicosUnião Européia, Nafta e Bloco Oriental
RevigoramentoNeoliberalismo e do Neocolonialismo (separatista)
Tendências no Mercado: Regionalização e Globalização (mundialização)
Problemas: Xenofobia e racismo, fundamentalismo, questão ecológica, monopólio tecnológico com instrumento de dominação dos países do norte, narcotráfico e fome

3.2 – Multipolaridade

nova ordem mundial é marcada não mais pelo poder das armas, mas pelo poder do dinheiro, as relações econômicas estão mais intensas e não estão mias apoiadas em dois pólos, mas sobre os megablocos econômicos e geopolíticos.

Serão citadas algumas mudanças com o aparecimento dessa ordem multipolar:


Neoliberalismo

Surgiu como doutrina econômica sistematizada no final da década de 1930.
Os princípios defendidos por seus teóricos são basicamente os mesmos do liberalismo, diferindo apenas naquilo que a nova realidade do capitalismo impõe. A supressão de livre – concorrência, determinada pela formação dos monopólios, oligopólios, trustes, etc. trouxe à baila a necessidade de intervenção do Estado na economia. Para os neoliberais, portanto, os mecanismos de mercado são capazes de organizar a vida econômica, política e social, desde de que sob a ação disciplinadora do Estado.

Na prática do Estado neoliberal há uma redução dos gastos públicos em educação, saúde e habitação, enfim, seguridade social.


Globalização

É a mundialização do capitalismo, onde a competição e a competitividade entre as empresas tornaram-se questões de sobrevivência.
A globalização pode ser resumida em duas características: internacionalização da produção e das finanças e o Estado passa de protetor de economias nacionais é provedor do bem-estar social, a adaptar-se à economia mundial ou às transformações do mundo que ela própria e a exaltação do livre mercado provocam.


Regionalização

Na época da Guerra Fria tudo girava entre dois pólos, ou duas potências, EUA e URSS, com a nova ordem internacional o eixo econômico passou a ser outros países que se estruturaram em megablocos, a economia ficou em regiões, em blocos.
  • UNIÃO EUROPÉIA – Europa
  • NAFTA – (Acordo de livre comércio da América do Norte) – América do Norte + México
  • BLOCO ORIENTAL
  • MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) – América do Sul
  • ALCA (Área de livre comércio das Américas) – América (Todas)
  • APEC (Ásia – Pacífico)


Tigres Asiáticos

Os Tigres Asiáticos são formados por 3 países (Coréia do Sul, Formosa ou Taiwan e Singapura) e uma ex-possessão britânica (Hong – Kong: devolvida em 1997 para China Popular)


China Popular

Teve abertura econômica (capitalismo), mas não política. Assim poderá ser a potência das próximas décadas.


Xenofobia

Quando a economia dos países desenvolvidos estava em expansão, a presença da mão-de-obra do imigrante era bem vinda. Porém, diante da recente recessão, os trabalhadores imigrantes passaram a concorrer pelo mercado de trabalho com os trabalhadores locais, o que provocou uma aversão ao estrangeiro (xenofobia).


Neo-Nacionalismo: Separatista

Com todo esse avanço há povos que querem se separa de seus países dentre alguns temos:
  • Quebec – Canadá
  • País Basco – Espanha / França
  • Caxemira – Índia / Paquistão
  • Tchetchênia – Rússia
  • Kosovo – Iugoslávia
  • Tibete – China Popular
  • Curdos – Turquia, Iraque, Irã, Síria e outros
  • Daguestão – Rússia


Países Emergentes

Grupo de país subdesenvolvidos favoráveis aos investimentos estrangeiros. Ex.: Brasil, México, Argentina, China e África do Sul.


Fundamentalismo

Ato de seguir fielmente as diretrizes impostas pelas potências; utilizando aqui no sentido de fazer política usando a religião como instrumento. Ex.: grupos islâmicos extremistas, principalmente no Oriente Médio e na Argélia (GIA – Grupo Islâmico Armado).


A Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica

A ciência, no estágio atual da terceira revolução industrial, está estreitamente ligada à atividade industrial e às outras atividades econômicas: agricultura, pecuária, serviços. É um componente fundamental, pois, para as empresas, o desenvolvimento científico e tecnológico é revertido em novos produtos e em redução de custos. Permitindo a elas maior capacidade de competição num mercado cada vez mais disputado.
A microeletrônica, o microcomputador, o software, a telemática, a robótica, a engenharia genética e os semicondutores são alguns símbolos dessa nova etapa.
A Revolução técnico-científica, movida pela produtividade, ao mesmo, tempo em que pode gerar mais riquezas e ampliar as taxas de lucros, é também responsável pelo emprego de centenas de milhares de pessoas em todo o mundo.

Fonte: www.r7.com.br/educação.

19 comentários:

  1. Esta aula foi bastante diversificada onde tive um bom entendimento sobre o conteúdo postado, realmente colaborou bastante para meu conhecimento e que tenha mais aulas desse tipo.

    Ewerton Dantas Gomes / Nº09 / Mecânica 2ºAno

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  2. Bom, eu não tive tanta dificuldade em elaborar meu texto síntese por causa da explicação que foi dada pelo professor, ou seja, ele xplica de forma dinâmica fazendo com que a informação seja absorvida com maior facilidade. Além de utilizar outros meios para contribuir com a aprendizagem, assim como essa atividade.

    Victor Monte do curso Técnico em Mecânica 2º ano

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  3. Boa tarde professor, meu nome é Hernades sou do curso tecnico em mecânica 2°
    Quero agradecer ao senhor por ter disponibilizado esse material, com ele pude compreender melhor o conteudo que estamos estudando, um conteudo didático e de facil compreensão, com certeza com esse conteudo faremos uma boa avaliação.

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  4. Muito bom...prof atualizado, informado na atualidade, passa muito bem a informaçao para os alunos.


    Malysson e Kercio : mecanica 2 ano

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  5. Professor com esse conteudo bem exemplificado eu conseguir aprender um pouco mas sobre a Guerra Fria, com isso poderei melhora nos estudos e no meus conhecementos.

    Assinado: José Carlos, n°: 20

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  6. Professor Luziano Batista,com essa aula o senhor soube muito bem deixar explicado o conteudo trabalhado,eu particularmente entendi a ideia que o conteudo passou,conseguir utilizar os conhecimentos adquiridos na atividade proposta de forma pratica,o que qualificou a minha aprendizagem,eesa aula no laboratorio foi muito bem elaborada pelo senhor creio que nao so eu conseguir aprimorar meus conhecimentos mais tambem a maioria dos meus colegas.
    Tecnico em:Mecânica Segundo Ano
    Nome:José de Araújo Roseno de Almeida

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  7. O professor Luziano esta sempre antenado com as noticias atuais. Entende de varios assuntos, como filosofia, sociologia, geografia. Tem um bom entendimento de sobrevivencia e de regras de convivencia. Tem uma otima oratoria, e consegue passar varias informações, de uma forma mais dinamica e facil de entender. É um eficiente professor.

    Werryk Batista - Mecânica 2º Ano

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  8. Eu acho que o professor explica muito bem e suas aulas são dinâmicas

    Vinicius Felix do curso de Tecnico em Mecânica 2º ano

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  9. O professor Luziano consegue dar aulas dinamicas que facilitam o aprendizado do aluno, se mostra ser um professor antenado nas noticias do dia a dia, que mostra ter conhecimentos de diversas areas de estudo.

    Victor Bastos - Mecânica 2 Ano

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  10. professor Luziano; eu compreendi o texto que foi prosposto na aula de geografia.

    mecânica 2 ano; ana kelly leite n° 02

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  11. Bom aproveitei bem estas duas aulas para enteder o tema sobre pós-guerra fria, e o que mais me chamou atenção, foi que as armas valia mais que o dinheiro.

    Gustavo Maia .
    Curso: tecnico em Mecânica 2 ano.
    Nº14
    Professor: Luziano Batista.

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  12. Bom aproveitei bem estas duas aulas para entender o tema, o Mundo Pós-Guerra Fria, e o que chamou atenção foi que na época da Gerra fria, o poder das armas valia mais que o poder do dinheiro, então o país que tinha acumulo em capital não era um país poderoso e sim os que tinha armazenamento de armas.
    by:brunno S. Monte. turma: mecânica, 2 ano, professor: luziano batista.

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  13. O professor de geografia é realmente um otimo professor que consegui passar informações sobre o contéudo de forma clara e bem explicado. Os contéudos não são dificeis, na verdade são até faceis de entender do geito que o professor explica pois é um grande professor de Geografia.
    Em relação aos textos estudados na aula de hoje na minha concepção foram bem dificeis por que são muitos para ler e pouco tempo para interpreta-los. Mas mesmo assim eu gostei muito da aula.

    ALUNO; José Vagner Bernardo da Silva. Nº 23
    TURMA: Mecânica 2° ano

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  14. Professor apesar de ser um texto muito extenso,ainda dar-se para compreender algo pois e um texto muito detalhado e de fácil compreensão.

    Guilherme Nunes - Mecânica 2º ano

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  15. O conteúdo foi de fácil compreensão, além de se bem detalho o que facilitava o entendimento e estava relacionado com conteúdos já visto anteriormente.
    Francisco Dos Santos -- Mecânica 2º Ano.

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  16. Caro professor o texto é muito extenso, é o tempo foi um pouco curto,o pouco que eu consegue ler foi de facial compreensão, por que muitos dele já forram debatidos em sala de aula.
    Bruno Jardel N: 06 Mecânica 2 ano

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  17. Professor é um conteúdo bastante extenso mas de fácil compreensão, pois alguns desses textos tambem foram debatidos em sala de aula o que facilitou a compreensao.

    Andréia Moura - Mecânica 2º Ano

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  18. Luziano Batista Perreira um professor conciente naquilo que faz, tranquilo, as aulas dele são otima so não entende quem não quiser pode pergunta que ele lhe esplica denova explicando da base de onde comecou ate chegar no assunto, tem boas palavras não ofende os outros e etc.
    Luiz batista dos santos n° 27 mecanica 2°

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  19. Diante de todo conteúdo apresentado em sala de aula, percebi a importância do porque estudar este conteúdo. O mundo Pós-Guerra Fria aborda vários fatores importantes sobre a segunda guerra. Tudo começa com o sistema Nazista implantado por Hitler na Alemanha, que tentava separar as raças: arianas dos judeus, porém, os Alemães não gostaram deste partido, então foi assim que entraram em um conflito, que foi a segunda Guerra Mundial. E saem os vitoriosos que foram os Estados Unidos, União Soviética e França, eles dividem a Alemanha. Em 1945, surgiu a ideia de dois sistemas: Capitalismo e Comunismo. Diante disso, surge a Guerra Fria, pois os Estados Unidos lutavam pra adotar o sistema Capitalista, e a União Soviética para o Comunismo. Entretanto, o mundo fica bipolar. Esses países,dividiram o espaço de acordo com a capital Berlim, que foram divididas em duas principais partes: de um lado, a Alemanha Ocidental, dominada pelas nações capitalistas(E.U.A),e do outro, a Alemanha Oriental, dominada pela União Soviética. Em 1990 surge o bloco econômico, pois a queda do murro de Berlim, acaba com a guerra. E a União Soviética perde a guerra fria. Fayrla Oliveira

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