Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


domingo, 16 de fevereiro de 2014

MP firma TAC com Prefeitura de Icó para realização de concurso

Olá pessoal.
Compartilho com vocês essa matéria publicada no blog ICÓ NA REDE, é um assunto que merece discussão, recomendo essa leitura para os alunos dos segundos anos da EEEP de Icó, para analisarmos na aula de Sociologia - O PODER E O ESTADO. Boa leitura.

O município de Icó deverá ter novos servidores públicos nomeados até 4 de julho deste ano. Esse é um dos pontos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Thiago Marques Vieira. O documento foi assinado na última sexta-feira, dia 7.

O TAC definiu ainda que o certame, que deverá ser voltado para todos os cargos efetivos do poder municipal, deve ser homologado no prazo máximo de 30 de junho. Por conta disso, a Prefeitura deverá dispensar até 4 de julho todos os empregados contratados temporariamente sem base em hipótese expressamente prevista em lei. Em caso de descumprimento, deverá ser aplicada multa diária de R$ 500 ou R$ 1 mil, a depender da cláusula do documento que tenha sido violada.

Dentre outras coisas, o MP ressalta que a Constituição Federal, em seu artigo 37, consagrou o princípio do concurso público como forma de acesso a cargos na administração pública, excetuadas as hipóteses de cargos de comissão e contratação destinada a atender necessidade temporária e excepcional. “Não se concebe a prorrogação reiterada de contratação de servidores para cargos temporários no desempenho de funções rotineiras, burocráticas, passíveis de preenchimento pela via do concurso público”, diz o texto do TAC.

Fonte: Lindomar Rodrigues.
Imagem: google imagem.


Um comentário:

  1. Luziano, você é um excelente professor. Sempre trazendo para as suas aulas assuntos dinâmicos e atualizados. Sempre gosto de visitar seu blog pois acho muito legal a sua dinâmica para com os seus alunos. Um abraço da psicopedagoga DRA. Aline Rubens de Morais Fonseca. João Pessoa, Paraíba .

    ResponderExcluir

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas