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"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Educador icoense é selecionado para lecionar no CERE Padre Jose Alves de Macedo em Icó.


Com base na seleção de docentes temporários pela CREDE 17, fui selecionado para atuar nas disciplina de História, Geografia e Filosofia com uma carga horária de cem horas aula distribuídas em algumas turmas do ensino médio no CERE. O motivo da contratação se deu em função da professora Maria Bonfim que assumia essas disciplinas ter sido remanejada (por vontade própria) para a sala de atendimento educacional especializado, passando a trabalhar com a linguagem de sinais - libras, importante ferramenta pedagógica para alunos especiais. Ao ser informado através da direção da escola sobre essa carência e possível contratação procurei conhecer melhor a dinâmica e organização do ensino na mesma, dessa forma organizei meu horário de trabalho nas outras atividades que já exercia visando ter condições de ingressar no CERE e não prejudicar as atividades que já vinha desenvolvendo.
Desde o ano de 2010 quando fui aprovado na seleção da CREDE 17 para contrato de professor temporário, buscava oportunidade de ingressar no Ensino Médio, sempre tive um olhar preferencial pelo CERE tendo em vista ser uma escola de referencia e muito conceituada, onde oportunidades profissionais e de aprendizagens reforçaram meu currículo profissional. É minha primeira experiência no ensino médio, alem das disciplinas informadas também trabalharei com o programa professor diretor de turma, programa que visa combater a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizagem e disciplina, utilizado a pedagogia da mediação ofereceremos aulas de formação para a cidadania e um intenso acompanhamento da vida escolar do educando, buscando estreitar as relações com a família. Minha estréia no CERE aconteceu hoje, 01 de abril de 2011, após orientações da direção e da coordenação da escola sobre a dinâmica da escola, contando também com apoio da professora Maria Bonfim que gentilmente está me repassando todo o conteúdo já trabalhado em sala de aula nesse primeiro semestre letivo.

Luziano Batista Pereira
Educador icoense.

Um pouco da História do CERE – Informações do Blog do CERE.

A EEFM Pe. Jose Alves de Macedo CERE é a mais nova escola pública estadual da cidade. Sua inauguração foi em 12 de agosto de 1994, esta homenagem se deu por meio de concurso de redação aberto a todos os alunos deste município realizado por esta unidade de ensino, onde tivemos a participação de vários alunos, dentre os quais foi destaque a produção textual da aluna Magda Jeane aluna do Colégio Senhor do Bonfim (CSB) que defendeu o nome do Pe. José Alves de Macedo, ficando aprovado em sua nomenclatura à denominação Centro de Referência Educacional Pe. José Alves de Macedo.
A escola iniciou seus trabalhos com horário integral, onde atendia a educação infantil a 8ª série do Ensino Fundamental e posteriormente o Ensino Médio o foco das atividades a princípio foi à leitura, a escrita e o domínio lógico. Assim, foi realizado um diagnóstico com todos os alunos ingressos à escola com o intento de avaliar o nível de leitura de cada um e seu ritmo de aprendizagem.
Durante os primeiros meses todas as ações objetivaram melhorar a qualidade da leitura e escrita dos discentes como também oferecer condições aos educadores de trabalhar com os educandos atividades que estimulassem o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Concomitantemente as ações citadas anteriormente, a escola também oferecia uma diversidade de oficinas, dentre elas citamos: Informática Básica, Teatro, Dança Canto Coral e Culinária, assim sendo, os alunos desenvolviam outras habilidades.
A escola nos seus primeiros anos defendeu uma prática pedagógica baseada nas teorias progressistas com tendência suscitando nos alunos capacidades intelectuais, afetivas e sociais, dando condição aos mesmos de assimilarem plenamente os conhecimentos acumulados sem divorciar-se da função social da escola, que é ensinar as formas de acesso e apropriação do conhecimento elaborado de modo que eles possam praticá-las ao longo de sua vida.
É oportuno lembrar que, em meio a uma série de mudanças adotadas pelos vários governos de forma aleatória e o apelo do mundo tem colocado a escola em constante situação de risco, a família e a escola têm recorrido ao conjunto de práticas que para o nosso espanto vão perdendo cada vez mais a capacidade de produzir alternativas válidas e eficazes para combater tais procedimentos, mas apesar de tudo acredita-se em novas formas de organização do trabalho escolar sistematicamente com flexibilidade, persistência, criatividade e responsabilidade de todos que fazem o CEREPJAM.
Há em nossa proposta curricular documentos da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) que norteiam a organização administrativa e pedagógica do CEREPJAM, como também consultamos outras fontes como: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Plano Nacional da Educação (PNE), Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica e as Diretrizes Estadual.
É mister salientar que o Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, tem por finalidade uma educação voltada à formação de caráter geral, afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas, que situam o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho e com o desenvolvimento da pessoa, como “Sujeito em Situação” _ Cidadão - PCNs 1999.
Nessa perspectiva ações vem sendo implementadas por meio de parcerias MEC/SEDUC em garantir melhoria na estrutura física e na formação dos profissionais da educação. No que tange a parte física constatamos a existência de novos ambientes de aprendizagem como: Centro de Multimeios, Laboratórios de Ciências e Informática dentre outros. No que concerne a formação dos profissionais da educação destacamos: Mídias na Educação, Gestão e Tecnologias, Introdução a Educação Digital, Educação e Tecnologia, Pró-Funcionário, Formação para os Coordenadores dos Laboratórios de Ciências Ambientais, Censo on-line dentre outros.
É nesse cenário que pretendemos fazer a diferença enquanto escola de referência na educação em nossa cidade e região, proporcionando momentos de reflexão acerca dos objetivos estratégicos, metas e resultados definidos no PLAMETAS - PLANO DE METAS DO DIRETOR, compreendendo este documento como instrumento de gestão democrática deste quadriênio, onde todos nós seremos atores e sujeitos ativos e participativos, comprometidos com os resultados traçados nas metas.

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