Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Um pouco da História do Brasil


A história geral do Brasil começa oficialmente em 1500, quando uma expedição de caravanas portuguesa “descobre” o Brasil. Os portugueses terem descoberto o Brasil é uma visão eurocêntrica, considerando que os índios já habitavam o Brasil há milhares de anos. Nos primeiros anos Portugal não se interessa muito em explorar o Brasil, está mais concentrado no comércio da Índia. Só a partir de 1530, Portugal resolveu explorar mais as potencialidades do país, tornando o Brasil uma colônia.

De 1530 até 1822, o Brasil passa pelo seu período colonial. Primeiro foram criadas capitanias hereditárias e em 1548 foi criado um governo-geral. O governo-geral deveria criar novos engenhos, combater o comércio ilegal, buscar metais preciosos, integrar índios com os centros de colonização, etc. Com a forte produção de cana-de-açúcar, o Brasil entra na rota de comércio europeia. No final do séc. XVII são descobertas minas de ouro em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, o que impulsiona a habitação do interior brasileiro. Em 1789, a coroa portuguesa exige a cobrança extra de impostos, gerando uma revolta conhecia como Inconfidência Mineira. A revolta é sufocada e Tiradentes, um dos seus líderes, morre enforcado em 1792.

Em 1808, a corte portuguesa vem para o Brasil, fugindo da ocupação de Napoleão Bonaparte em Portugal. A corte portuguesa veio escoltada pela frota Inglesa, em troca a Inglaterra teria direito de explorar terras brasileiras também. Em 1821, D. João VI partiu para Portugal deixando seu filho Pedro de Alcântara como Príncipe-Regente. Em 1822 D. Pedro I declara a independência do Brasil. Seu império devido ao mau relacionamento com a elite brasileira vai até 1831, este período foi conhecido como Primeiro Reinado. Como D. Pedro II tinha somente cinco anos quando seu pai saiu do poder, o Brasil teve um período regencial de 1831 até 1840. 

O Segundo reinado vai de 1840 a 1889, nesse tempo o Brasil aboliu a escravatura, o que desgastou a relação de D. Pedro II com a elite brasileira, levando ao fim do império. O Brasil encara um novo capítulo, a República.

A República começa através de um golpe militar em D. Pedro II, que vai para a Europa viver em exílio. Até 1930, o Brasil vivia a República do Café com Leite, onde os presidentes se revezavam entre Minas Gerais e São Paulo. Com a crise mundial atingindo a comercialização de café e a insatisfação da elite, eram motivos suficientes para derrubar o presidente Júlio Prestes e colocar Getúlio Vargas no poder. Vargas foi presidente de 1930 até 1945 e de 1950 até 1954, o tempo dele no poder foi um período de modernização nacional e também de muita conturbação. 

Em 1964, os militares dão outro golpe para assumir novamente o poder no Brasil. Ficaram no poder até 1985. E em 1989, o brasileiro elegeu um presidente através do voto direto. Esse presidente foi Fernando Collor, que renunciaria em 1992. No governo posterior, presidido por Itamar Franco, é criado o Plano Real, pelo futuro presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 1º de janeiro de 2011, Dilma Rousseff recebe a faixa presidencial, sendo a primeira mulher a ser presidente do Brasil.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -Acessado em 29/08/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas