Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Alunos do CERE Padre Jose Alves de Macedo participa da 2ª fase da Olimpíada de Geografia em Juazeiro do Norte.


Empolgados e motivados por terem sidos selecionados na primeira fase da olimpíada de Geografia, 10 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º no do Ensino Médio participaram no ultimo Sábado dia 24 de Setembro da segunda fase da olimpíada no colégio Batista na cidade de Juazeiro do Norte, acompanhando essa turma foram os professores de Geografia Luziano e Narciza, representando o núcleo Gestor o coordenador Antonio Jose também nos acompanhou, ao chegarmos ao Colégio Batista os alunos foram instruídos sobre o horário de inicio e termino da prova que teve duração de três horas.
A prova era composta de vinte questões de múltiplas escolhas e uma redação envolvendo temas da atualidade, meio ambiente e crescimento populacional, entre outros assuntos. Os alunos ficaram bastante satisfeitos com a prova, ficando agora no aguardo do resultado para partirmos para a terceira e ultima fase que será realizada na cidade do Rio de Janeiro.
Após o almoço na belíssima cidade do Padre Cícero, fomos ao horto apresentar para os alunos a estátua do Padre Cícero e o museu de cera situado no casarão do Padre Cícero, lá revivemos um pouco da História de Juazeiro e consequentemente do Ceará, despertando bastante a curiosidade dos alunos. Na saída do horto como de costume para todos os visitantes a terra do ¨Padim Cícero¨ fomos cercados por vendedores ambulantes insistindo para comprarmos lembranças de Juazeiro do Norte para nossos familiares.
A relação dos alunos que participaram da prova da segunda fase foi:

ORDEM NOME SÈRIE PONTUAÇÔA
01 Eduardo Victor Lima Aureliano 21
02 Aleff Jordam Melo Nogueira 20
03 Emanoela Faustino de Lima 20
04 Arthur Cesar Valentim de Melo 19
05 Maria Charlene Rodrigues Bezerra 19
06 Jonatas da Costa 18
07 Juliane Oliveira Silva 18
08 Thainá Siqueira da Silva 18
09 Vanessa Cosmo da Silva 17
10 Thaynar Arrais Araujo 16

O que é a Olimpíada de Geografia do Brasil?
Desafio National Geographic é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua quarta edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril. Tem como objetivos estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem, disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento do Brasil e do mundo, contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins, propiciar o enriquecimento do trabalho de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional e incentivar estudantes e educadores a avaliarem as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.
Para participar basta ser aluno regularmente matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio.
As provas são realizadas em três etapas: Local, Regional e Final, conforme previsto no calendário, na fase Local, o próprio educador responsável se encarrega de baixar, imprimir, aplicar e corrigir as provas disponibilizadas na Área Restrita.Na fase Regional, os alunos selecionados se deslocam para Escolas-Sedes, responsáveis por aplicar as provas. Nesta etapa, a organização do Desafio imprime e envia as provas para cada Escola-Sede.Todas as escolas inscritas podem se candidatar voluntariamente a Escola-Sede. Basta preencher o Formulário na área restrita do site, a Fase Final será realizada em uma cidade brasileira indicada pelo Comitê Gestor, às provas são impressas, aplicadas e corrigidas pela Equipe Pedagógica do Desafio.
O que estudar?

Os principais assuntos que serão contemplados nas provas do Desafio 2011 podem ser pesquisados na Matriz de Referência, como relações sociedade-natureza, usos dos recursos naturais, sustentabilidade, cidades, patrimônios culturais da humanidade, inovações nos sistemas de energia, transportes, comunicações e informações, a mobilidade espacial e a constituição de uma escala global de relações humanas, além de habilidades de leitura, produção e interpretação de mapas e textos em diferentes gêneros.
Confira aqui as melhores fotos.

Dentro do ônibus

Animação total da turma

Vista das enormes curvas na Rodovia Padre Cícero

Chegando ao colégio Batista - Juazeiro do Norte


Após a prova - um merecido e delicioso almoço.

Visita ao Horto

Casa das pombas

Abençoados pelo Padre Cícero

Centenário de Juazeiro

Vista da cidade do ¨Padim Cícero¨

Aqui tem cultura, religiosidade popular e muita fé - é o turismo religioso no interior do Ceará

Os alunos ficaram maravilhados - A Narciza Também.

Museu de Cera no casarão do Padre Cícero

Museu de Cera no casarão do Padre Cícero

Museu de Cera no casarão do Padre Cícero

Museu de Cera no casarão do Padre Cícero

Museu de Cera no casarão do Padre Cícero

Museu de Cera no casarão do Padre Cícero

Museu de Cera no casarão do Padre Cícero

Entrada do museu de cera no casarão do Padre Cícero

Luziano Batista Pereira
Educador Icoense
Com informações do site http://www.viagemdoconhecimento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog