Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Artista diz ter achado imagens secretas na Mona Lisa




Os círculos marcam as regiões nas quais três dos animais teriam sido achados: à esquerda, acima, estaria a cabeça de um leão; abaixo dele, a de um macaco. À direita da Gioconda, um búfalo. As imagens só seriam visíveis com o quadro de lado.
São Paulo- Pintor e designer gráfico americano diz ter encontrado uma série de animais escondidos na Mona Lisa. Os achados seriam fruto de observação em ângulos diferentes aliadas a textos do próprio Leonardo da Vinci.
Segundo Ron Piccirillo, de Nova York, é possível enxergar um leão, um búfalo, um macaco e uma serpente ou crocodilo na tela. Esses elementos permitiriam dizer que o quadro mais famoso do mundo, pintado em 1519, é, na verdade, uma representação da inveja.
As informações, divulgadas por uma série de veículos internacionais, devem causar polêmica. Segundo o Telegraph, o pintor de 37 anos diz ter descoberto elementos escondidos semelhantes em outras pinturas renascentistas, como obras de Ticiano e Rafael e até mesmo na Capela Sistina, de Michelangelo.
A Mona Lisa, ou Gioconda, é cercada de mistérios e interpretações. A comunidade acadêmica, de historiadores, costuma encarar com ceticismo as especulações sobre códigos secretos ou mensagens escondidas na obra de Leonardo da Vinci. Recentemente, um grupo afirmou ter encontrado números e letras no quadro, mas o achado não foi oficialmente reconhecido.
Macaco e Leão
Desta vez, as imagens na Mona Lisa foram achadas depois que Piccirillo observou uma réplica do quadro virada de lado. Na nova perspectiva, ele enxergou a cabeça de um leão pairando no ar, do lado esquerdo da cabeça da Gioconda.  Um rosto de macaco estaria logo abaixo do leão, e um búfalo apareceria do outro lado da cabeça (áreas realçadas nas fotos acima e abaixo).
Búfalo
Depois de notar a presença dos animais na obra, o artista teria passado dois meses analisando anotações de da Vinci até encontrar uma passagem sobre a inveja que, segundo sua interpretação, explicaria não só a descoberta, mas também outros elementos do quadro. O texto fala sobre como um artista tentando retratar a inveja deve incluir detalhes específicos em sua obra.
Em uma das passagens, da Vinci fala que é preciso “lhe dar uma pele de leopardo, porque essa criatura mata o leão de inveja” – este trecho explicaria a existência do leão no quadro.  Já a mão direita com o pulso torto estaria ligada a uma passagem que menciona a inveja como tendo um “movimento das mãos em direção aos céus, porque, se pudesse, usaria suas forças contra Deus”.  Já as sombras ao redor do nariz e olhos, que, segundo alguns, se parecem com uma palmeira, teriam relação a outro trecho. Nele, Da Vinci diz que a inveja deveria estar ferida nos olhos com um ramo de palmeira ou oliveira, “mostrando que ela odeia a verdade”.
cobra
Durante sua leitura, Piccirillo teria se deparado também com uma passagem na qual Leonardo dá instruções de como olhar para uma obra (qualquer, não especificamente a Gioconda): a um ângulo de 45º, do lado esquerdo. Ao observar a Mona Lisa dessa forma, ele teria encontrado o formato sinuoso de um crocodilo ou serpente que parece sair de sua roupa.  Em outra passagem, Da Vinci faria referência à cobra, dizendo que é preciso retratar a inveja com seu coração sendo comido por uma serpente (ao lado, imagem da cobra/crocodilo).
As opiniões do artista americano são polêmicas e bastante especulativas. Nunca foram encontrados textos de Da Vinci falando sobre a Mona Lisa, portanto, só é possível imaginar se esta passagem sobre a inveja faz referência ao famoso quadro. Além disso, as figuras encontradas na obra são bastante borradas e abertas a praticamente qualquer tipo de interpretação. Cabe, agora, aos historiadores avaliar as alegações.
FONTE: Boletim INFO Online - 08/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas