Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


sexta-feira, 4 de março de 2011

Arca das Letras entrega mais de 84 bibliotecas no Ceará


Mais 84 bibliotecas do programa Arca das Letras foram entregues na última semana de fevereiro para comunidades rurais dos Territórios da Cidadania do Sertão Central, Vales do Curu e Aracatiaçu e Sertões de Canindé. Desse total, 24 bibliotecas foram distribuídas entre comunidades dos municípios de Senador Pompeu, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Canindé.
As outras 60 ficaram em comunidades rurais de Itapipoca, o município com o maior número de bibliotecas da Arca das Letras em todo o país. Agora são 174. Ainda neste semestre, mais 40 bibliotecas serão implantadas em Itapipoca, cobrindo todas as comunidades rurais. Para cuidar das novas unidades entregues, 168 agentes de leitura foram treinados nos três territórios. A capacitação é feita por delegados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), idealizador do Arca das Letras. No Ceará, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) coordena o programa e o Instituto Agropolos do Ceará é uma das entidades executoras na ponta.
A Secretaria de Cidadania e Justiça também apóia o programa no estado. Os “móveis-bibliotecas” adotados pelo programa desde o início são fabricados por detentos do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I e II (IPPOO I e IPPOO II).  Os sentenciados têm a pena reduzida e recebem bolsas de trabalho do Governo do Estado, dentro de seu programa de ressocialização.
Em seis anos, o Ceará já formou 807 bibliotecas por meio do Programa Arca das Letras. É o segundo estado do país em número de bibliotecas rurais, atrás apenas de Santa Catarina que implantou mil arcas das letras. Mais de 80 mil famílias que vivem em comunidades rurais têm acesso às bibliotecas. Foram formados 1.600 agentes de leitura voluntários para orientar os usuários da biblioteca, cuidar do empréstimo de livros e incentivar a leitura na sua comunidade. 
Saiba Mais
O programa Arca das Letras foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para aproximar os livros dos moradores das zonas rurais. Desde então, já beneficiou mais de 8 mil comunidades de agricultura familiar, remanescentes de quilombos, assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas e colônias de pescadores de mais de 3 mil municípios de todos os estados do Brasil.

Fonte: Instituto Agropolo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog