Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quinta-feira, 17 de março de 2011

Festa religiosa mobiliza Igreja católica em Forquilha dos Batista

A comunidade de Forquilha dos Batista localidade a 21 km da sede do município de Icó no ceará, se prepara para celebrar com louvor a festa do seu padroeiro São Jose, nesse ano a comunidade se mobiliza para preparar as festividades do ano jubilar comemorando os 50 anos da diocese de Iguatu. Impulsionados pelo bispo diocesano Dom João Costa e pela equipe paroquial de religiosos da congregação carmelita , Forquilha dos Batista se motiva para celebrar mais uma festa de padroeiro.
O tema central da festa será com São Jose celebremos o ano jubilar, terá inicio no dia 17/03/2011 através da caminhada com a bandeira saindo da casa do morador Gilvanir Gonçalves, o novenário terá inicio no dia 18 e vai até o dia 26 com noites bastantes animadas e evangelizadoras, durante o novenário o tema central será dividido em temas secundários para ampliar a reflexão sobre o ano jubilar, cada noite um pregador fará a homilia tendo como ponto de partida a temática da noite e o evangelho proclamado. Após a novena será realizado eventos para aquisição de recursos financeiros no objetivo de manter os trabalho na capela durante o ano religiosos, cumprido assim a parte social da festa, que contará também com os eventos de carpinteiros de São Jose e quermesse.
No dia 27 acontecera o ponto culminante da festa com a celebração da missa solene as 09:00 hs, onde na oportunidade o Frei Alcebíades fará a apresentação da sua ordem religiosa recém chegada na paróquia de Icó, no período da tarde será realizada a tradicional procissão com a imagem de São Jose pela comunidade.
A equipe organizadora liderada pelo jovem Jose Marcos de Oliveira, espera com otimismo por mais um evento religioso, acredita que a comunidade será beneficiada com mais envolvimento e participação de todos diante de uma realidade onde muitos católicos somente comparecem a igreja para eventos religiosos e não participam da vida da comunidade.
A história dessa festa religiosa tem seu contexto no catolicismo e na religiosidade popular, fatores que foram bastante relevantes na vida desse povo, possuindo uma população de maioria católica e de costumes cristãos, onde a obediência as leis da Igreja se tornava indispensável para se tornar um bom cristão. É comum encontramos quadro e imagens sacras nas residências dos moradores, as devoções particulares de maior destaque são ao Coração de Jesus e Coração de Maria, praticamente todas as casas possuem uma relíquia dos referidos santos. As devoções secundarias se perdem na universalidade do calendários dos santos da igreja católica. Já as devoções públicas surgem no tocante à necessidade de rever sua espiritualidade e socializá-la de forma comunitária, já que segundo os ensinamentos de Jesus Cristo ¨onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome Eu estarei no meio deles¨. Segundo os relatos registrado através da oralidade dos moradores uma das primeiras devoções públicas ocorreram entre 1900 a 1905 inicialmente surgindo como devoção particular, na casa de Jose Batista e Santana Pereira a São Jose no mês de Março, com a expansão dessa religiosidade a mesma se tornou pública. Essa devoção foi repassada entre gerações até a construção da igreja em Setembro de 1979 onde foi transferida para a igreja que passou a tê-la como oficial e elevando São Jose a categoria de padroeiro.

Luziano Batista Pereira
Educador Icoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog