Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


terça-feira, 1 de março de 2011

Chuvas fortes se intensificam em Forquilha dos Batista


Vista da passagem molhada após as fortes chuvas

No ultimo dia 27 Forquilha dos Batista registrou a maior chuva desde o inicio do ano, choveu 69 milímetros segundo dados de Genilson Batista, representante do SISAR local. Com a intensificação das chuvas também na região de Icozinho o riacho do capim pubo que corre por essa comunidade amanheceu completamente cheio e rompeu as estruturas da passagem molhada cavando um enorme buraco no aterro de um dos lados da referida obra, dessa forma o trânsito ficará novamente interrompido. Com esse acontecimento a comunidade volta a questionar a qualidade do material utilizado bem como a capacidade técnica da mão de obra, segundo os moradores o serviço foi ineficiente e não resiste a uma enchente forte, agora foi comprovada a insatisfação da população. A comunidade apela ao poder público municipal para que uma obra de recuperação em caráter emergencial seja iniciada. Essa passagem molhada foi construída após solicitação e angustia da comunidade que durou mais de três décadas, tendo em vista que o referido riacho dividiu Forquilha dos Batista em duas. Com esse rompimento novamente a comunidade voltou a ficar divida, sendo que um dos lados passa a ter dificuldade de deslocamento, ficando praticamente ilhada. 
Com o rompimento da passagem molhada ficamos sem condições de deslocamento para o outro lado da Forquilha dos Batista, onde funciona a Escola Municipal Juvêncio Batista, a Igreja de São Jose, algumas ¨bodegas¨ onde se comercializam cereais, legumes, carnes e outros produtos, ficamos também sem possibilidade de utilizar nossos transportes nas necessidades do cotidiano, um exemplo dessa dificuldade é que até o momento da publicação dessa postagem não tinha conseguido passar minha moto para o outro lado do riacho para dar continuidade às aulas do Projovem Campo na vila Três Bodegas   

 O índice pluviométrico de Janeiro a Fevereiro vinha sendo considerado regular, os agricultores acreditam que a quadra invernosa esperada para Março será mais intensa. Os recursos hídricos da localidade são compostos pelo referido riacho e três açudes, sendo denominados de açude do bolsão que se encontra com 80% de sua capacidade e garante o abastecimento humano da comunidade, o açude velho onde se situa a barragem histórica e desde Novembro do ano passado já havia atingido sua capacidade máxima e por último o açudinho que também atingiu sua capacidade máxima e sangrou. Esses dois últimos garantem o abastecimento animal da localidade já que uma das vocações locais é a pecuária de leite para a subsistência.

A economia local e baseada na pecuária como informamos anteriormente e na agricultura de subsistência, onde se produz milho e feijão, com a continuação da quadra invernosa os agricultores se preparam para a safra que promete ser muito produtiva. Outra atividade econômica é baseada no comercio de produtos e cereais e no comércio ambulante onde se vende confecção, redes e utensílios domésticos.
Confira abaixo algumas fotografia da nossa realidade pós-chuvas:


Passagem Molhada - Enorme burado foi cavado com a força das águas

Passagem Molhada - Um sonho realizado e agora ameaçado

Riacho do capim pubo em cheia

Vista da Forquilha dos Batista em dia chuvoso - Estamos novamente ilhados

Barragem do açude velho sangrando

Açudinho atingindo seu limite de capacidade máxima


Att: Luziano Batista Pereira
Educador Icoense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog