Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Guia de sustentabilidade: saiba como comprar eletrônicos de bem com a natureza


TI Verde
Se você se preocupa com o meio ambiente, mas curte o mundo da tecnologia, não se desespere. É possível unir os dois interesses. Apesar de existirem muitos eletrônicos que batem de frente com as regras de sustentabilidade, o mercado tem apresentado diversas opções de produtos que são certificados com selos verdes ou já possuem ferramentas ecológicas.

Uma das maneiras mais fáceis de garantir que seu eletrônico tenha pouco impacto ambiental é checar se o produto em questão tem selos verdes e certificações ambientais. De um modo geral, uma certificação confiável em termos ambientais e sociais é aquela que inclui a avaliação de substâncias químicas perigosas à saúde humana e ambiental, considerando todo o ciclo de vida de produção desse equipamento. O uso da energia para sua produção também deve ser analisado. Alguns setores industriais são notoriamente eletrointensivos e se valem de fontes energéticas insustentáveis em seus processos.

Os selos

Selo Procel, instituído em 1993 e coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, tem como objetivo orientar o consumidor no ato da compra. Ele indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Dentro dessa classificação, os produtos "A" são os mais eficientes. No entanto, segundo Ricardo Baitelo, da Campanha de Energia do Greenpeace, ao longo do tempo, o percentual de equipamentos eficientes aumenta e a diferenciação de desempenho entre um e outro merece uma revisão. Desta forma, o especialista sugere obter o consumo mensal em kWh antes de comprar, mesmo que o equipamento receba a classificação máxima.

Há ainda o TCO Certified, um selo internacional que certifica notebooks, desktops, tablets, fones de ouvido, projetores e displays com impacto ambiental mínimo. O critério da certificação abrange diversas características, incluindo o uso mínimo de materiais perigosos, eficiência energética, ergonomia visual e de carga de trabalho, design para reciclagem e responsabilidade social corporativa na fase de produção. Os produtos que exibem a etiqueta cumprem todos os requisitos e são rigorosamente testados e verificados por um laboratório certificado de terceiros. A Lenovo ganhou a certificação no desktop all-in-one ThinkCentre M90z e a Dell foi contemplada com o modelo OptiPlex 980. Já a Samsung possui o selo no notebook N120 e no tablet SLATE PC Series 7.

A ONG Green Eletronics Council também criou um padrão de qualidade para certificar produtos que apresentem menor impacto sobre o meio ambiente na sua produção, chamado de "Electronic Product Environmental Assessment Tool" ou Epeat ("ferramenta de avaliação ambiental de produtos", em português). Uma de suas propostas é avaliar desktops, notebooks e monitores de acordo com 51 critérios ecológicos, como limites para a quantidade de cádmio e embalagem em materiais recicláveis. Assim, os produtos recebem uma "medalha" de bronze, prata ou ouro de acordo com essas orientações. A condecoração de ouro significa atender pelo menos 41 itens avaliados, por conta disso, a maioria dos produtos avaliados ficaram apenas com a medalha de prata ou bronze. No site da empresa é possível conferir quais os produtos que possuem os selos, divididos por países e categorias.

Caso os produtos preferidos não possuam selos, o ideal é verificar informações sobre o consumo energético desse aparelho, procurar se informar sobre impactos ambientais e até mesmo sociais que sua fabricação provoca. Também é preciso contatar a fabricante para saber se ela usa componentes tóxicos em seus produtos, se recicla seus equipamentos ao final de sua vida útil e como é feita esta reciclagem. O descarte dos produtos é muito importante, portanto, é necessário saber se a empresa aceita de volta seu equipamento para reciclagem ou se ela possui algum programa de descarte de lixo eletrônico.

Uma rápida pesquisa no Google pode te dizer se a companhia está envolvida ou já se envolveu em problemas ambientais. O guia de eletrônicos do Greenpeace, por exemplo, analisa quais fabricantes melhoraram seu desempenho de um ano para o outro e quais foram os motivos. Ricardo também aconselha fugir de equipamentos que tenham viajado longas distâncias desde sua fabricação até a loja onde estão sendo vendidos.  "É importante lembrar que o transporte por avião ou navio emite mais gases de efeito estufa do que caminhões ou trens", diz.

Algumas empresas disponibilizam balanços ambientais em seus sites ou os publicam periodicamente. De acordo com a variedade de medidas adotadas e a proporção destes gastos em relação a suas atividades produtivas, é possível ter uma pista sobre os princípios e prioridades desta empresa.

Além disso, é necessário saber como ajustar o equipamento para fazer um uso eficiente da eletricidade. É possível efetuar pequenas configurações na máquina como regular brilho da tela e o tempo que o micro entra em modo de espera ou hibernação. Muitas vezes os próprios manuais e folhetos promocionais fornecem este tipo de informação. No entanto, é indispensável uma conversa com o vendedor e até com a própria fabricante para esclarecer essas dúvidas. O Olhar Digital já deu dicas de como diminuir o consumo de energia do notebook e PC, e listou alguns softwares gratuitos que promovem a diminuição do consumo de energia do seu computador, seja ele PC ou Mac. 
 
Os fabricantes mais verdes
No fim de 2011, a HP desbancou a Nokia e se tornou a empresa de tecnologia mais verde do mundo em um ranking divulgado pelo Greenpeace. A empresa subiu duas posições e ultrapassou também a Dell, que agora aparece na segunda posição do ranking. A Nokia caiu para terceiro.

O ranking dá uma nota de 0 a 10 para as empresas de acordo com os esforços sustentáveis feitos por elas. O Greenpeace considera uso de energia, de minerais e produtos sustentáveis. A HP ficou com a liderança com 5,9 pontos, seguido da Dell (5,1) e Nokia (4,9). Apple (4,6) e Philips (4,5) ficaram também entre as cinco primeiras.

Ironicamente, a Samsung, que nem aparece nos TOP 5 das companhias ecologicamente corretas, tem dois produtos classificados em certificações sustentáveis e possui um netbook com placas de captação de energia solar, que pode gerar até uma hora de bateria a cada duas horas de exposição ao sol. Se levarmos em consideração o que o especialista do Greenpeace comentou, apesar dos produtos serem "verdes", a companhia ainda precisa de mudanças drásticas na produção para se tornar referência em sustentabilidade.

Produtos alternativos e sustentáveis

No ano passado, o empresário brasileiro André Ruschel criou o protótipo do ThinEco, um computador revestido de papelão usado que utiliza processador Atom N270 e possui 2 GB de memória RAM, além de HD SSD da Intel. Dentro do gabinete todos os componentes têm o selo "Green" e o produto foi desenhado para consumir menos energia. Por ser feito basicamente de papelão, a máquina tem um custo baixo e, por isso, deve se tornar um produto comercializável em breve. Em uma entrevista realizada com o criador, em janeiro de 2011, o empresário afirmou que o desktop deveria ser vendido no varejo por cerca de R$ 750, dependendo da configuração.

Na mesma linha o Ecopad, que ainda não passa de um conceito, deverá ser o primeiro tablet sustentável do mercado.  Ele dispensa qualquer tipo de carregador externo, usando nanofilmes com piezoeletricidade, que gera correntes elétricas a partir de uma pressão mecânica, recolhendo e armazenando a energia de cada toque do usuário na tela do tablet.

Há ainda carregadores como o Power Treckk, que utiliza água como fonte de energia e a pilha que pode ser recarregada com diversos líquidos como água, whisky e urina. Também existe uma capa protetora para Kindle que capta energia solar e um pen drive, que coloca o PC em stand by sem desligá-lo, apenas para consumir menos energia. 

 
FONTE: www.olhardigital.com - 08/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas