Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Juíza eleitoral realiza audiência em Icó para conferência das 171 urnas eletrônicas

Imagem do site Icó é Noticia.

A juíza eleitoral da 15ª Zona Eleitoral de Icó, Lia Sammia Moreira, realizou, na manhã desta quarta-feira [10], uma audiência pública de conferência das 171 urnas eletrônicas utilizadas no pleito de 2012, ocorrido no domingo [7].

O evento aconteceu após surgirem boatos no município e em redes sociais de que algumas urnas estariam enterradas ou desaparecidas.

A audiência, que foi aberta à população, contou com a presença de advogados das coligações, representantes das coligações e a imprensa, através da Rádio Brasil FM, com o radialista Rubens Brasil; Jornal O Estado, com o jornalista Voltaire Xavier; e Icó é Notícia, através de Ícaro Guedes.

"Nós tomamos a iniciativa de fazer essa audiência pública porque fomos surpreendidos hoje, no início do expediente, de que haveriam urnas enterradas, que haveriam sumido seis urnas. Eu fiquei preocupada, achei uma acusação muito séria e convoquei o pessoal do cartório eleitoral para tirar as urnas das caixas e ver se na caixa tinha realmente a urna, que a caixa poderia estar sem a urna ou outra coisa", detalhou a juíza.

A juíza destacou que as verificações dos aparelhos eletrônicos foram feitas juntamente com os advogados das coligações, que rubricaram o procedimento realizado pela Justiça Eleitoral. As urnas se encontram no Fórum até o recolhimento realizado pelo Tribunal Regional do Ceará [TRE-CE].

"Averiguamos urna por urna. Verificamos que estão todas aí e para que isso fosse passado para a população, convocamos uma audiência pública, inclusive facultando a entrada dos próprios eleitores, dos cidadãos icoenses, para que eles mesmo viessem aqui e presenciassem isso", anotou a magistrada.

Sobre uma eventual convocação de nova eleição, caso aconteça, a juíza afirmou que é de competência do TRE-CE e que ainda espera resultado da pendência judicial causada pela cassação do registro do atual prefeito e vice-prefeito, Marcos Nunes e Charles Peixoto, respectivamente.

"Quem vai convocar, eventualmente, uma eleição é o TRE-CE. Eles vão aferir se é cabível. Existe uma dúvida porque os votos que teriam sido atribuídos para os candidatos [Marcos Nunes e Charles Peixoto] foram declarados nulos, que tem uma cassação de registro. É preciso que essa sentença seja julgada e transitada em julgada, para que isso aconteça", anotou a juíza eleitoral.

Sobre questionamentos, a responsável pela 15ª Zona Eleitoral reafirmou que não houve nenhum, até o momento, e que até o momento não proclamou, de forma oficial o resultado, em razão da situação pendente.

"Até agora, não existe questionamento com relação às eleições de Icó. As eleições aqui estão encerradas. Não proclamei os eleitos por orientação do TRE-CE, por conta dessa pendência, mas nós acreditamos que essa pendência será resolvida em muito breve", finalizou Lia Sammia.

Fonte: Matéria publicada no site Icó é Noticia – 10/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog