Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Atividades educativas marcam inicio do ano letivo no Projovem Campo - Saberes da Terra em Icó

Cesar, Lindeberg, Luziano, Mª de Lourdes
 As aulas no Projovem Campo - Saberes da Terra na localidade de Três Bodegas teve seu inicio no dia 14/02/2011. A previsão inicial era para o dia 07/02/2011, acompanhando assim o calendário da Secretaria Municipal de Educação, porem em função da Escola Municipal Antonio Ferreira de Carvalho estar passando por um processo de reforma na sua estrutura física as aulas somente começaram no último dia 14.
Para iniciar o novo ano letivo, realizamos o acolhimento dos educandos e educandas, em seguida construímos os acordos coletivos para o bom funcionamento da sala de aula e participação dos mesmos nas atividades educativas. Nos acordos coletivos a turma foi distribuída para trabalhar quatro dimensões: qual deve ser nosso compromisso como educando e educanda, qual deve ser nossas cobranças pedagógicas aos educadores e educadoras, qual deve ser nossas sugestões de inovação na metodologia e didática dos educadores, e concluindo quais são nossas maiores necessidades de aprendizagem que devem ser supridas prioritariamente.
Os acordos coletivos são importantes para trabalharmos a construção de idéia de sujeito participativo, assim podemos construir na sala de aula a idéia de respeito mútuo, solidariedade, interação, participação, quando eles se tornam sujeitos dessas idéias é mais fácil acontecer o cumprimento e aperfeiçoamento dos acordos coletivos, melhorando a convivência em sala de aula. Dando continuidade iniciamos uma aula de leitura com o texto ¨Sejam como o lápis¨ fazendo referencia as cinco qualidades do lápis que pretendemos introduzir em nosso cotidiano.
No segundo dia de aula a turma já estava com uma freqüência melhor, realizamos a entrega do material didáticos, para isso contamos com o apoio das colaboradoras Maria de Lourdes e Dona Lindebergue facilitando a entrega e o controle do mesmo. A euforia dos alunos era enorme por estar recebendo um caderno de 10 matéria capa dura, um lápis com borracha ponteira, uma caneta esferográfica de tinta azul e uma garrafinha para conduzir água com o símbolo do programa. Esperamos com essas iniciativas promover o estímulo dos educandos(as), afinal educando(a) estimulado(a) significa aprendizagem na certa, já que pretendemos contnuar atingindo metas de aprendizagem nesse ano letivo.
Iniciamos a aula de Língua Portuguesa com estudo, interpretação de cinco tipos de textos que foram distribuídos na sala, em seguida construímos uma coletânea de frases com as idéias principais dos mesmos, essa atividade proporcionou a pratica da leitura e da escrita, e pretendemos torná-la constante no cotidiano escolar.
estamos convictos que o Projovem Campo – Saberes da Terra é um programa de aceleração de estudos a nível de Ensino Fundamental e de qualificação social e profissional que pretende fazer a diferença entre as infinidades de programa educativos, com a metodologia da pedagogia da alternância, modalidade de ensino interdisciplinar,  empenho dos educadores e educadoras, participação e assiduidade dos educandos e educandas, apoio da coordenação do programa e nstâncias superiores poderemos atingir bons resultados e sermos referencia na cidade de Icó. Caso contrário será mais um programa e recurso financeiro que foi destinado a educação que não logrou êxito. 
Confira abaixo a galeria de fotos das nossas primeiras atividades desse ano letivo:
Equipe coordenada pela educanda Ana Paula
Equipe coordenada pela educanda Andrelha.
Equipe coordenada pela educanda Nadiégida
Equipe coordenada pela educanda Nadiégina
Apresentação dos acordos coletivos
Colaboradoras na entrega do material escolar
Educanda Zélia recebendo material didático
Pequeno integrante do Projovem Campo - Filho da educanda Maria de Fátima
Att: Luziano B Pereira
Educador Icoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog