Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Secretaria de Educação de Icó Realiza Seleção para o Programa Brasil Alfabetizado


A Secretaria Municipal de Educação de Icó, que tem como gestor o Secretário Raimundo Getulio Pereira de Oliveira, está realizando de 01 a 11 de Fevereiro de 2011, o processo de seleção pública para educadores e coordenadores do programa Brasil Alfabetizado. Os aprovados nessa seleção assinaram contrato com o FNDE por um período de oito meses. A seleção será composta de duas etapas, na primeira é feita a análise de currículo, onde o candidato apresenta seus documentos pessoais e comprovantes de atuação e qualificação profissional para serem analisados pela comissão da seleção. Na segunda etapa é realizada uma entrevista com o candidato onde o mesmo é submetido a diversas situações no intuito de conhecer suas competências e habilidades para a sala de aula e o mundo da educação, dentro da temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No final é feito o somatório das notas das duas etapas e atribuído a classificação ou desclassificação do candidato.
Esse processo seletivo é muito semelhante ao realizado pela CREDE 17. É uma forma democrática, transparente e ética de selecionar candidato a cargo público. Sendo assim, toda sociedade toma conhecimento da mesma através do seu edital, todos que se enquadrarem nos critérios da seleção podem participar e os mais preparados são classificados. Acreditamos que essa importante iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, poderá selecionar pessoas que tenham o domínio das competências básicas para atuar em sala de aula e na gestão do programa. Ressaltamos também que essa seleção quebra um velho paradigma da política icoense, onde lideranças políticas ficam a cargo da escolha de pessoas ligadas politicamente a seu grupo, para assumir certas funções dentro da municipalidade. Dessa vez será diferente, cada pretendente ao cargo de professor ou coordenador do Brasil Alfabetizado conseguirá ou não uma classificação por seus próprios méritos. Se essa iniciativa for seguida pelas demais secretarias, reduziremos significativamente a dependência política em nosso município e será um importante estimulo para as pessoas se profissionalizarem através das inúmeras formas de aquisição do conhecimento.
Luziano Batista Pereira
Educador Icoense.

Conheça Mais Sobre o Programa Brasil Alfabetizado.

O PBA – Programa Brasil Alfabetizado - é um programa que foi criado em 2003 pelo governo federal através do MEC – Ministério da Educação – com a chancela da UNESCO. O programa foi criado, segundo o então Ministro Cristovam Buarque, como um esforço para acabar com o analfabetismo, garantindo o direito constitucional que todo cidadão brasileiro possui de acesso à educação e, conseqüentemente, de ler e escrever – erradicar o analfabetismo no Brasil. Diante de um cenário completamente pavoroso, o de 30 milhões de analfabetos funcionais maiores de 14 anos, o PBA é a resposta governamental para combater o problema. O PBA tem como público alvo todo e qualquer cidadão analfabeto que possua 15 anos ou mais. O intuito é dar a possibilidade de todos os cidadãos terem acesso à cidadania por meio da educação. Pode-se afirmar que o objetivo central do programa é universalizar a educação. Desenvolvido em todo o território nacional, com atendimento prioritário a municípios que apresentam os piores índices relacionados à taxa de analfabetismo. 

Para saber mais - Clique Aqui.

FONTE: Texto publicado na internet - http://www.webartigos.com/articles/34649/1/PBA--Programa-Brasil-Alfabetizado/pagina1.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog