Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Retorno ao Tempo Escola no Projovem Campo Saberes da Terra em Icó


Adicionar legenda
Os Educadores do Projovem Campo - Saberes da Terra, do município de Icó, após terem passados por uma semana pedagógica e um encontro de planejamento realizado pelo CEJA Ana Vieira Pinheiro e coordenador do pólo de Iguatu Gerciano Freitas respectivamente, darão inicio as aulas do ano letivo de 2011, Segunda Feira, dia 07/02/2010. O atraso de uma semana referente ao calendário da rede estadual de ensino (onde os educadores são lotados) se deu em função dos mesmos acompanharem o calendário letivo da secretaria de Educação de Icó, tendo em vista que o referido programa funciona dentro de escolas municipais e com parcerias oriundas desse município.
O Projovem Campo – Saberes da Terra faz parte da política de inclusão social e educacional promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD órgão ligado ao ministério da Educação, que objetiva promover qualificação social e profissional para jovens agricultores e agricultoras da agricultura familiar que estejam na faixa etária de 16 a 29 anos. O currículo desse programa é composto por atividades diversificadas e atraentes que buscam promover o protagonismo estudantil dentro de uma educação problematizada e contextualizada, as atividades curriculares são dividas em tempo escola onde são realizadas as oficinas e intervenções pedagógicas e o tempo comunidade onde é realizada a pesquisa dentro do contexto da agricultura familiar para os educandos realizarem no contexto familiar. Utilizamos como método avaliativo a avaliação contínua e processual. No termino do programa que tem duração de 24 meses, o educando têm concluído o ensino fundamental com qualificação profissional no âmbito da agricultura familiar.
Nosso publico é composto por jovens agricultores que por razões diversas não concluíram o ensino fundamental na escola regular. Portanto queremos proporcionar uma forma diferenciada de motivá-los a aprender, e que essa aprendizagem seja importante no cotidiano dos mesmos, contribuam na resolução dos conflitos familiares e comunitários, na participação dos pais na vida escolar dos filhos,  na trasformação dos mesmos em agentes de cidadania capazes de promover o discernimento e maturidade, com mais consciência para a preservação e conservação dos espaços naturais e produzindo de maneira eficaz, para que assim, possam ver o meio rural como oportunidade de promover o progresso e o desenvolvimento sustentável , colaborando de forma sistemática para combater o êxodo rural e a marginalização no meio urbano.
Icó – CE. 04/02/2010

Luziano Batista Pereira
Educador – Ciências Humanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog