Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Computador sustentável: formato de arquivo WWF quer reduzir impressões


          Reduzir a impressão de documentos em papel. Este é o objetivo do formato de arquivo WWF, criado pela organização não-governamental World Wide Foundation (WWF). Na prática, os usuários interessados em contribuir com o meio ambiente podem baixar o aplicativo, de forma gratuita, no site oficial do órgão e, a partir daí, exportar documentos para esse formato, que é similar ao PDF, mas com a restrição de impressão.
          Uma versão do aplicativo já tinha sido anunciada em novembro de 2010 para usuários de Mac e, agora, a entidade liberou o WWF também para o Windows. O formato é como bandeira a campanha "Save as WWF, save a tree" (Salve em WWF, salve uma árvore). 
          Sugerimos que baixe esse aplicativo para seu computador, dessa forma você também estará colaborando para a redução de impressões desnecessárias que fazemos constantemente.  Acreditamos que com atitudes simples do nosso cotidiano, poderemos colaborar com o meio ambiente, vale ressaltar alguns exemplos interessantes; muitas instituições bancárias já disponibilizam extratos na tela dos terminais de auto-atendimento dos caixas eletrônicos sem necessidade de imprimir os mesmos, algumas empresas de cartões de crédito já utilizam a fatura online onde você visualiza o detalhamento da fatura por email ou no site da administradora e com o código de barras da fatura e faz o devido pagamento na rede bancaria ou internet, isso quando você não é adepto dos serviços de débito automático, tudo isso sem necessidade de impressão da fatura, outro exemplo bem prático aprendi com o professor Valdir Alves da UFC, colocar no rodapé de email enviado mensagens como essa: Por favor, considere a proteção ao meio ambiente antes de imprimir esse e-mail.
Adote os 5Rs na sua vida: Repense, Recuse, Reduza, Reutilize, Recicle!
É importante reforçar essa idéia, procurar conscientizar um maior número possível de pessoas, poderemos usar as redes sociais, emails, meios de comunicação de massa, a sala de aula para formar pessoas com pensamento e atitudes ecologicamente e socialmente corretas, assim elas serão multiplicadores dessa idéia na sociedade contemporânea. Ainda da tempo de salvar o planeta, faça sua parte, eu também estou procurando fazer a minha.
Luziano Batista Pereira
Educador Icoense
Essa matéria foi compartilhada com as idéias do site Olhar Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog