Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


quinta-feira, 21 de março de 2013

Festa religiosa movimenta comunidade


A comunidade de Forquilha dos Batista, distante 21km da cidade de Icó, realizou a festa do seu padroeiro São José do dia 09 a 19 de Março, essa festa é centenária tendo iniciada com famílias tradicionais da comunidade mesmo antes da construção da capela. Nesse ano a temática da festa obedeceu à dica da paróquia Nossa Senhora da Expectação de celebrar o credo católico, nesse sentido a cada noite de festejo a comunidade juntamente com as comunidades da circunvizinhança celebrava a renovação da fé do povo de Deus. Na ultima noite foi o momento do encontro das comunidades do Setor Poço Comprido para encerrar a festa, estive presente e percebi a animação e unidade que é mantida viva no povo de Forquilha dos Batista.

A festa do padroeiro é sempre um motivo de fé, encontro e oração, em Forquilha dos Batista de forma particular rezar para São José é mais que isso é também a oportunidade de pedir a interseção do santo pela chegada das chuvas, vale ressaltar que enfrentamos desde o ano passado umas das piores secas dos últimos 50 anos, segundo a tradição sertaneja que tem algumas evidencias cientificas, se chover no dia 19 de março, dia de São José é sinal que teremos uma boa quadra invernosa, é a ultima esperança do sertanejo.
Após a novena tivemos as apresentações das comunidades com musicas e danças, barracão com venda de comidas típicas e o gostosos bate papo das pessoas, fomos surpreendidos pela chuva, uma chuva de pouca intensidade mas bastante duradoura reforçando a tradição do homem nordestino. No dia seguinte aconteceu à missa celebrada pelo Frei Rogério, em sua homilia ressaltou os passo importante de São José com homem justo e temente a Deus, sendo portanto modelo para a família cristã. No final da celebração o referido frade convocou a comunidade para se preparar para a semana santa e páscoa da ressurreição.

A problemática da falta de água ainda continua em Forquilha dos Batista, a operação pipa do Governo Federal e Exercito vem amenizando a vida da população, o povo continua esperando pelo milagre dos céus. Acredito que você também está ansioso por uma postagem semelhante aquele que postei em 2009 com riachos cheios e açudes atingindo limite de sangria, acredito que postarei em breve.


Um abraço a todos.
Vejam algumas fotos.

Apresentações religiosas - comunidade de Carnaubinha
Bênção das crianças pelo celebrante
Momento da homilia


Imagem histórica de São José

Prof. Luziano Batista Pereira
EEEP Dep. José Walfrido Monteiro
www.luzianobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog