Seja Bem Vindo - Comunicar é uma Necessidade Humana

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


terça-feira, 12 de março de 2013

Primeira votação confirma previsões e termina sem novo papa


A chaminé no topo da Capela Sistina entrou nesta terça-feira em ação pela primeira vez no processo de escolha do sucessor de Bento 16, lançando fumaça negra aos céus de Roma e anunciando que o mundo católico ainda não tem um novo papa.
O resultado era esperado: a primeira votação é tida como uma indicação prévia de nomes considerados pelos cardeais, dando início às discussões sobre o que se espera do novo pontífice.

Mesmo assim, milhares de pessoas enfrentaram o frio e a chuva para testemunhar, na Praça de São Pedro, a emissão da fumaça, às 19h40 horas locais (15h40 em Brasília).
O público vibrou ao ver a fumaça negra saindo pela chaminé.

Quatro votações.

A partir de quarta-feira, os 115 cardeais eleitores votarão duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde até que pelo menos dois terços deles se decidam pelo mesmo candidato.
Os cardeais foram trancados na capela depois de cada um jurar, em latim, com a mão sobre o Evangelho, que manterá segredo sobre os procedimentos e discussões do conclave.
Em seguida, o mestre papal de cerimônias, Guido Marini, fez o anúncio de Extra omnes - "Todos para fora" - o chamado para que todos os não participantes do conclave deixassem o recinto.
Em seguida, a Capela Sistina foi trancada por fora. A partir deste momento, os cardeais comem, votam e dormem em áreas isoladas do mundo e dos meios de comunicação até terem cumprido a tarefa para a qual foram nomeados pelos dois papas anteriores, João Paulo 2º ou Bento 16: escolher o novo papa.
Aparelhos bloqueadores de sinais de celular e internet foram instalados na Capela Sistina e na Casa de Santa Marta, onde ficam os quartos em que os cardeais passarão a noite.

Renúncia.

A eleição do novo papa vem após a súbita e surpreendente renúncia de Bento 16, de 85 anos, alegando não ter mais forças para liderar a Igreja, em um momento em que ela enfrenta vários problemas, dos escândalos de abusos sexuais às acusações de corrupção no Banco do Vaticano.
Após semanas de especulação na imprensa e as reuniões pré-conclave do Colégio dos Cardeais, na semana passada, o conclave começou sem um favorito claro.
Um dos nomes mais citados nas listas de papáveis vem sendo, até agora, o do arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer.
Vaticanistas acreditam que os cardeais buscarão para papa um candidato que se mostre um administrador firme e experiente e capaz de inspirar os fiéis.
Assim que pelo menos 77 dos cardeais-eleitores votarem num mesmo nome, e este aceitar o cargo, a chaminé da Capela Sistina expelirá fumaça branca, anunciando a escolha de um novo papa.
O conclave anterior, de 2005, durou dois dias e levou três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa.
Acredita-se, entretanto, que este conclave venha a ser mais longo.
Na manhã desta terça-feira, os cardeais participaram de uma missa celebrada pelo decano do Colégio dos Cardeais, dom Angelo Sodano.
Em seu sermão, ele elogiou o "brilhante pontificado" de Bento 16 e pediu a Deus mais um "bom pastor" para liderar a Igreja.
Fonte: BBC Brasil - acessado em 12/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Postagens Mais Visualizadas

Arquivo do blog